135 candidatos aprovados em concurso da BM receberão treinamento em Santa Maria

425

21023927Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos acredita que alguns possam ficar na cidade quando se formarem

Por: João Pedro Lamas ZERO HORA

O 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) vai receber, a partir de novembro deste ano, 135 candidatos aprovados no último concurso da Brigada Militar (BM) para treinamento na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS).

Conforme o capitão Clademir Machado Flores, responsável pela escola, há capacidade para 210 na cidade, no entanto, 75 são sargentos que devem prestar concurso no dia 15 de outubro. Por esse motivo, estão confirmados 135, mas o número pode chegar a 210.

O capitão conta que o treinamento dura pelo menos oito meses e consiste em três ciclos. No fim do primeiro, com duração de três meses, os candidatos já estarão aptos a usar armas de fogo e bastões (cassetetes), ou seja, poderão ir às ruas, desde que acompanhados por policiais militares (PMs) formados, para reforçar o policiamento.

– E a chance de eles ficarem aqui é maior do que se fizessem o curso fora. Mas isso a gente só vai poder confirmar mais adiante. Além do reforço na rua, os candidatos vão poder ser chamados para reforçar a segurança em eventos que exijam a presença da Brigada, por exemplo – explica.

De acordo com o comando geral da Brigada Militar, é provável que a maior parte deles atue na Região Metropolitana e em Porto Alegre, no entanto, a definição só sairá em maio de 2017, quando a nova turma estiver formada – 178 começaram o curso em maio, sendo que a formatura será em dezembro.

No dia 17 de agosto, o Estado autorizou a convocação de 530 candidatos aprovados, de modo que 424 serão destinados ao policiamento ostensivo e 106 para o Corpo de Bombeiros. Na última terça-feira, foram chamados mais 1.272.

Apesar disso, o governo só vai suprir pouco mais da metade dos PMs que deixaram a corporação nos primeiros oito meses do ano. Só em 2016, 1.287 PMs foram para a reserva (aposentaram-se). Hoje, há 18,5 mil PMs no Estado.