Devido à falta de efetivo, BM não vai desfilar a cavalo no 7 de Setembro em Santa Maria

386

20953420Efetivo mínimo será empregado com o uso de viaturas

A falta de efetivo e a impossibilidade de pagamento de horas-extras fez com que o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central decidisse empregar o mínimo de policiais para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Santa Maria. Além disso, desfilarão somente em viaturas. No evento, não serão usados cavalos, símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o coronel Worney Mendonça, para o uso de cavalos seria necessário escalar entre 20 e 30 policiais militares, já que os animais estão em Itaara e seria necessário um planejamento de logística para que venham a Santa Maria.
Como a lei determina que cada um dos PMs cumpra 40 horas semanais, as cerca de 6 horas de envolvimento com o desfile são interpretadas como seis horas a menos de policiamento. Como não será feito pagamento de horas-extras, ficou clara a decisão a ser tomada pelo comando: deixar de desfilar com cavalos, priorizando o policiamento nas ruas, além de disponibilizar o mínimo de efetivo para desfilar em viaturas.

– Os policiais que estarão em viaturas durante o desfile já vão sair em policiamento logo depois do evento – afirma o coronel Worney.

O coronel relata que o número certo de viaturas do CRPO que estarão na Avenida Medianeira nesta quarta-feira ainda será confirmado, mas garante que são pelo menos dois carros com dois policiais cada. A mesma situação deve se repetir com o Batalhão de Operações Especiais (2º BOE).

O tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues informa que outras duas viaturas serão disponibilizadas para o desfile, o que soma mais quatro policiais. Com isso, o efetivo total no desfile deve ser de, no mínimo, seis policiais.

Colégio Tiradentes confirma presença
Apesar dos problemas, a BM será representada em peso pelos 164 estudantes do Colégio Tiradentes confirmados para o desfile desta quarta.

De acordo com o sargento Fábio Dutra, responsável pela seção de ensino, os alunos vão se reunir na Avenida Medianeira, por das 8h. Após, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos deve fazer a conferência de todas as organizações militares representadas. Por fim, todos os alunos desfilarão a pé pela avenida até o Colégio Tiradentes, na Rua Pinto Bandeira. A caminhada deve levar cerca de 40 minutos. O desfile está previsto para começar a partir das 8h30min.

ZERO HORA