Falta de efetivo suspende atendimento de ocorrências no Corpo de Bombeiros de Sapucaia

409
IMAGEM ILUSTRATIVA
IMAGEM ILUSTRATIVA

Nota publicada no Facebook da corporação adverte que situação vai se repetir nos dias 26 e 27

Uma nota publicada hoje na conta de Facebook do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, adverte que, em função da falta de efetivo e de horas extras, a corporação suspendeu, pela primeira vez, em 25 anos, o atendimento externo por um intervalo de 12 horas, até as 8h desta quinta-feira. Nesse período, pedidos de socorro devem ser encaminhados às guarnições de municípios limítrofes, como Esteio e São Leopoldo.

O comunicado salienta que só um militar ficou trabalhando no turno da noite, justamente para fazer a guarda e a proteção do aquartelamento e o direcionamento das ocorrências via telefone e rádio para o quarteis mais próximos. A nota, que não é assinada pelo comandante local, também deixa claro o risco do aumento do tempo de resposta das guarnições para prestar o atendimento, e adverte que a situação vai se repetir nas noites de 26 e 27 de setembro.

Consultado, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Marcelo Maya, admitiu o impasse. Ele reconhece que a falta de efetivo, motivada pelas aposentadorias sem reposição, força o comando a fazer manobras operacionais, sobretudo no fim de cada mês. De acordo com o oficial, o problema já havia sido registrado na região da Serra e decorre, também, de operações especiais ou realizadas de forma pontual, fazendo com que seja atingida a quota mensal de horas extras e obrigando a tomada de medidas de contenção.

Veja a nota na íntegra:

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS do Corpo de Bombeiros Militar de Sapucaia do Sul

Apesar dos pesares, boa noite, comunidade sapucaiense.

É com grande lástima que, hoje (21/09/2016), trazemos a vocês um DIA HISTÓRICO do qual não iremos querer lembrar: é a primeira vez na história deste CB que, devido à FALTA DE EFETIVO e HORAS EXTRAS, este quartel não atenderá a ocorrências no município de Sapucaia do Sul/RS das 20h deste dia às 08h do dia seguinte (22/09/2016).

Por isso, neste CB haverá SOMENTE 1 MILITAR neste turno da noite (20:00X08:00), justamente para guarda e proteção do aquartelamento e direcionamento das ocorrências via TELEFONE e RÁDIO para os quartéis dos municípios mais próximos.

Desse modo, as ocorrências no município de Sapucaia do Sul serão atendidas pelos quartéis dos Municípios limítrofes: São Leopoldo e Esteio, o que, inevitavelmente, aumentará o tempo de resposta das guarnições para prestar o devido atendimento.

Por fim, informamos ainda que este fato se repetirá nos dias 22, 26 e 27 deste mesmo mês de setembro, sempre no seguinte horário: 20:00X08:00.