Força Nacional de Segurança ficará 60 dias no RS

363

forca-nacional-agencia-brasil-960x600Os 136 soldados da Força Nacional estão desde terça-feira lotados em Porto Alegre

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (02) traz a determinação de que a Força Nacional de Segurança (FNS) permaneça por 60 dias em solo gaúcho, a contar desde a solicitação feita pelo governador José Ivo Sartori, no último dia 26. O prazo pode ser ampliado, conforme necessidade do governo gaúcho e aceitação do governo federal. A portaria ainda aponta que o objetivo do auxílio policial é “contar a criminalidade”.

Desde terça-feira, os 136 soldados da Força Nacional passaram a integrar o efetivo da Brigada Militar (BM), sendo lotados todos em Porto Alegre. Cada soldado da Força do governo federal está atuando ao lado de um PM gaúcho. Entre as atividades que eles têm realizado estão blitz de trânsito.

Na última sexta-feira, após Wantuir Jacini, secretário de Segurança do Estado, deixar o posto, o Piratini resolveu pedir auxílio à FNS. O objetivo inicial do destino era utilizar a tropa extra na guarda externa de presídios, substituindo os PMs que fazem hoje esse serviço. Entretanto, o plano acabou revisto, sendo a FNS destinada ao policiamento ostensivo.

Na semana passada, após saída de Jacini, o vice-governador José Paulo Cairoli assumiu o chamado “gabinete de crise”, buscando alternativas de curto prazo para melhorar as condições da segurança pública.

Fonte:Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba