GAÚCHA: Secretário de Segurança cobra da Susepe pente fino nas cadeias do RS

356

17710643Cezar Schirmer quer relatório para resolver de maneira urgente problemas estruturais

O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, cobrou um relatório completo da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para saber quais são os presídios que apresentam problemas estruturais e o que é necessário ser feito de maneria urgente. Schirmer se reuniu com a Superintendente da Susepe e com diretores do órgão.

Pelo menos três dos principais presídios do Estado estão há meses proibidos de receber presos por superlotação ou por problemas estruturais. A Penitenciária Estadual do Jacuí está interditada desde o começo de junho. Na metade de julho, a Justiça também proibiu a entrada de novos presos na Penitenciária Estadual de Charqueadas por superlotação.

Outro presídio que está sem ingresso de novos presos é o de Montenegro. A interdição ocorreu em março, após a Justiça identificar a falta de tratamento de esgoto e outros problemas estruturais.

De acordo com a Secretaria de Segurança, Schirmer quer ter um ponto de partida para resolver os problemas. O foco é resolver as questões estruturais e depois liberar mais vagas. Conforme a secretaria, a Susepe possui os dados atualizados, mas o secretário quer algo mais organizado e fez questionamentos específicos para resolver a situação logo.

Os relatórios devem ser entregues nos próximos dias. Com os dados em mãos, o secretário pretende corrigir os problemas, liberar os presídios interditados e negociar com o judiciário a abertura de mais vagas. O foco principal agora, segundo Schirmer, é solucionar o problema das celas de delegacias que estão com presos há dias.

GAÚCHA