PLANTÃO RS: Governo anuncia Cezar Schirmer como novo secretário da segurança

360

Cezar-Schirmer-cong

Informação ainda é extraoficial

O governo do Estado anuncia Cezar Schirmer, ex-prefeito reeleito de Santa Maria, como novo secretário da Segurança Pública nesta sexta-feira (2). Ele será apresentado durante entrevista coletiva que começa às 14h30 no Palácio Piratini.

Schirmer assume a pasta em meio a uma crise instituída pelo próprio governo, que cortou horas extras de policiais no ano passado e ajudou a criminalidade a crescer no Estado. Além do anúncio do novo SSP, José Ivo Sartori (PMDB) deve anunciar novas medidas para a área.

O ex-prefeito de Santa Maria já foi secretário da Fazenda, da Casa Civil e da Agricultura em outras administrações.

Desgaste no caso da Boate Kiss

Desejo antigo de Sartori no governo, Schirmer teve seu nome bastante desgastado pelo incêndio na boate Kiss, em janeiro de 2013. Na tragédia, morreram 242 pessoas.

Desafios

Entre os desafios do novo secretário estão amenizar a saída de policiais no Rio Grande do Sul e reorganizar o sistema penitenciário, falido há décadas.

Ontem, o governo do Estado anunciou um pacote de medidas para tentar manter na ativa centenas de brigadianos. Conforme o Piratini, será feita a concessão e renovação de abonos de permanência de policiais militares que estão para se aposentar.

Na quarta, um decreto de emergência assinado por José Ivo Sartori por causa do caos prisional permitirá a criação de, pelo menos 6 mil vagas. Atualmente, a população carcerária do Estado tem 34.568 presos.

PLANTÃO RS