Ranking colaborativo mostra Porto Alegre entre as dez cidades mais violentas do mundo

384

protesto2-960x600Capital supera Rio e São Paulo e, no Brasil, só perde para Fortaleza e Recife

Um levantamento realizado pelo site Numbeo revela que Porto Alegre é considerada a nona cidade mais perigosa do mundo, conforme a avaliação de turistas que colaboraram com a plataforma entre janeiro e junho de 2016. No acumulado do ano até o momento, a Capital cai para a décima posição.

A ferramenta existe desde 2009 e publica diferentes rankings sobre custos de aluguel e mercado de cada cidade, índices de poluição, assistência médica e criminalidade, por exemplo.

O estudo leva em consideração os crimes cometidos em 2016. Caracas, na Venezuela, é apontada como a cidade mais perigosa. O índice de criminalidade da capital venezuelana é de 85,9 contra os 76,67 de Porto Alegre. Segundo o site, Fortaleza é cidade mais violenta do Brasil, ocupando a segunda colocação do ranking semestral. Recife é a oitava colocada. São Paulo e Rio aparecem em 11º e 12º lugares, respectivamente.

A pesquisa adverte que o risco de a pessoa ser assaltada a mão armada chega a 92,2 na Capital. Já a probabilidade de o cidadão ser atacado por diferença de cor e religião cai para 23,62, por exemplo.

O site também mostra que a sensação de segurança em Porto Alegre é de apenas 23,33. Desde o início do ano, 106 pessoas avaliaram os quesitos em Porto Alegre. Não foram revelados, porém, os critérios de pontuação na ferramenta colaborativa.

Das 277 localidades analisadas pelos turistas no site, a cidade de Mangalore, na Índia, aparece com o melhor índice de sensação de segurança, de 86,33. Entre as cidades brasileiras, Florianópolis aparece entre as menos violentas, na posição de número 71.

Para o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Henry Chmelnitsky, os índices negativos não devem impactar negativamente na rede hoteleira, uma vez que o número de avaliações é considerado pequeno. Além disso, o dirigente recorda que a Capital foi considerada uma das cidades mais procuradas durante a Copa do Mundo de 2014, por exemplo. “Não vai trazer impactos negativos para Porto Alegre, já que é um site de colaboração”, avaliou.

Procurado pela reportagem, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar não quis comentar o teor da pesquisa nesta terça-feira.

Confira ranking das dez cidades mais perigosas, conforme site Numbeo:

1 – Caracas, Venezuela

2 – Fortaleza, Brasil

3 – Pietermaritzburg, África do Sul

4 – Joanesburgo, África do Sul

5 – Durban, África do Sul

6 – Pretoria, África do Sul

7 – Bagdá, Iraque

8 – Recife, Brasil

9 – Porto Alegre, Brasil

10 – San Salvador, El Salvador

Fonte:Lucas Rivas/Rádio Guaíba