Vale do Caí terá novo comandante da Brigada

481
Tenente-Coronel Ronaldo Buss assume o CRPO no dia 13 de setembro | Foto: Reprodução/FN
Tenente-Coronel Ronaldo Buss assume o CRPO no dia 13 de setembro | Foto: Reprodução/FN

Tenente-Coronel Ronaldo Buss assume o CRPO no dia 13 de setembro

Com a aposentadoria do coronel Leodimar Aldo Mantovani, que passa para a reserva no dia 19 de setembro, o novo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva – CRPO Vale do Caí, será o tenente-coronel Ronaldo Buss. A solenidade de passagem de comando já está marcada para o dia 13 de setembro, às 10h30min, na sede do CRPO em Montenegro.

O coronel Mantovani atuou por muitos anos no Vale do Caí. “Depois de 35 anos combatendo o crime vou parar por força de lei”, diz, sobre a aposentadoria. Natural de Serafina Correa, cresceu em Casca e iniciou carreira aos 21 anos em 1981 como soldado da Polícia Rodoviária Estadual. Após o curso de formação de oficiais, escolheu Montenegro como destino. Já tenente, atuou pó quatro anos no Caí a partir de 1985 e depois mais quatro anos na Feliz. Voltou para a região de Passo Fundo e Marau. Mas em 1995 retornou ao Caí e Montenegro já como capitão. Atuou ainda como subdiretor do Presídio Central na capital e em Canoas. Voltou ao Vale do Caí em 2002 como major e depois ainda dirigiu a colônia penal de Charqueadas e a Penitenciária de Osório. Em 2009 retornou para Montenegro como tenente-coronel e ainda trabalhou na Região Carbonífera, inclusive na direção da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) em Charqueadas. Em 2013 o coronel Mantovani assumiu o comando do CRPO Vale do Caí, onde está até o próximo dia 13.Mas destaca que continuará morando na região, devendo ainda decidir se seguirá residindo em Montenegro ou se mudará para o Caí.

O coronel Mantovani elogia o trabalho do seu substituto, tenente-coronel Ronaldo Buss, lembrando que além da qualificação ele também conhece muito bem a região. Natural de Porto Alegre, Buss atuou no 5º BPM de Montenegro e na cidade foi comandante da Escola da Brigada. Também esteve na Força Nacional de Segurança nos anos de 2006, 2008 e 2009. Tem 32 anos de carreira na Brigada e mesmo estando no comando do 12º BPM de Caxias do Sul desde março do ano passado continua residindo em Montenegro. “A expectativa do retorno ao Vale do Caí é excelente”, comemora Buss, que passará o comando na Serra já na próxima sexta-feira, dia 9.

Jornal Fato Novo