BM reforça segurança em áreas rurais para evitar abigeato

313

20096716Nova etapa da Operação Avante vai envolver cerca de 300 policiais no combate ao roubo de animais

Por: Eduardo Matos ZERO HORA

A Brigada Militar começa na sexta-feira mais uma etapa da Operação Avante. Cerca de 300 policiais vão reforçar a segurança em áreas rurais para combater roubos e furtos de animais. O foco será em áreas de fronteira e divisa do Estado. A Operação vai até 31 de dezembro. Policiais de três comandos regionais que atendem as regiões sul, fronteira e Missões vão participar da operação em 87 municípios. As informações são da Rádio Gaúcha.

— Os indicadores operacionais de gestão já vem apontando há alguns meses o aumento desse delito nessa região. Nós realizamos há três meses um curso de formação preparando policiais militares para atuarem na área rural. Uma turma em Livramento e outra em Pelotas — destaca o subcomandante da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago.

Além desses novos 30 policiais, também vão trabalhar na operação de combate ao abigeato policiais deslocados dos batalhões da região, policiais rodoviários federais e também da Polícia Nacional do Uruguai, já que muitos dos crimes ocorrem na fronteira. Dal’Ago garante que as transferências para a operação não vão prejudicar os demais municípios.

— Em contrapartida, para não ocorrer nenhum tipo de prejuízo para as cidades, nós vamos alocar para esses batalhões maior número de horas extras. os policiais que lá permanecem vão trabalhar horas a mais para manter um nível de segurança para a cidade.

Cerca de R$ 800 mil em diárias serão usadas para os policiais envolvidos na operação de combate ao abigeato. Dezembro é o mês com maior incidência desse tipo de crime, segundo a Brigada Militar. Noite e madrugada são os turnos preferidos pelos bandidos.