Cairoli reúne-se com prefeitos do Litoral para planejar o Verão Para Todos

322
upload_20161011165307operacao_verao_2-jpg
Entre as prioridades estão a programação das atividades de beira das praias e a instalação e manutenção das guaritas, dentro dos padrões exigidos pelos bombeiros – Foto: Luciane Dalbosco/GVG

O planejamento do Verão Para Todos 2016/17 foi tema de reunião do coordenador da operação, o vice-governador José Paulo Cairoli, na manhã desta terça-feira (11) no Centro Administrativo do Estado (CAFF), com prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e secretários municipais das pastas envolvidas no processo, além de representantes de órgãos do governo estadual. Guaritas, guarda-vidas, avisos de praias com balneabilidade, pátio-legal, programação e moto-náuticas (jet-skis), predominaram o encontro. “Esta já é a segunda reunião que fazemos com os prefeitos do Litoral. Nossa ideia com este encontro foi apresentar o que estamos planejando e solicitar a parceria dos prefeitos nas ações e também saber deles o que estão elaborando”, observou Cairoli.

Entre as prioridades estão a programação das atividades de beira das praias e a instalação e manutenção das guaritas, dentro dos padrões exigidos pelos bombeiros. O prefeito de Caraá e presidente da Amlinorte, Silvio Miguel Fonfonka, salientou que os prefeitos estão mobilizados e dispostos a fazer a sua parte para que a população e turistas que estiverem no RS durante o veraneio encontrem as melhores condições possíveis em termos de segurança e qualidade nos serviços.

Salva-vidas temporários

Diante da redução do número de salva-vidas militares na próxima edição do Verão para Todos, o prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, pretende ajudar na busca por salva-vidas temporários, cujo processo deve ter o edital lançado até a próxima semana. O secretário de Turismo de Xangri-lá, Joel Ribeiro, que esteve representando o chefe do Executivo, pretende fazer parceria com os condomínios para que ajudem na formação e oferta de salva-vidas temporários.

O diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, juntamente com o diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Cleber Muller, pediram para que as prefeituras ajudem no fornecimento de uma área segura e bem iluminada que facilite a perícia e a rápida liberação de veículos apreendidos ou envolvidos em acidentes com vítimas, o pátio-legal, algo que avançou durante a reunião.

Os bombeiros definem o contingente de militares e civis que trabalharão, bem como a distribuição destes pelas praias de mar, de água doce e também internas do estado. De acordo com o major Rodrigo Dutra, haverá uma pequena redução dos militares e a complementação com os temporários civis. Também serão adquiridas ou locadas mais de uma dezena de motos-náuticas e de quadriciclos. “Estamos com o processo em curso”, disse.

Guaritas

O secretário de Turismo de Torres, Denver Reginatto, disse que as guaritas de Torres são retiradas após cada veraneio e recolocadas, a partir de novembro. “Temos 22 guaritas que passarão por manutenção e estarão novas”, salientou. Em outros municípios serão necessárias reformas das casas. Nelas serão afixadas placas com a identificação das bandeiras e se a praia é balneável.

Também participou do encontro o prefeito de Mostardas, Alexandre Galdino, o vice-prefeito de Palmares do Sul, João Aguiar, e a secretária de Saúde de Osório, Denize Prates. Entre os órgãos do governo do Estado: representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Sema, Fepam e da Secretaria de Comunicação, além da chefe de Gabinete Rosângela Negrini e do chefe da Assessoria Militar do GVG tenente coronel Leandro Balen. O relatório da reunião será repassado aos prefeitos que não puderam vir, na próxima reunião da Amlinorte, e marcado novo encontro.