Colégio Tiradentes é destaque entre as escolas participantes do Enem

Image CaptionO Colégio é referência no Estado pela qualidade e excelência na educação, com atividades direcionadas para formação intelectual, moral e física.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (4) o ranking das escolas do Estado mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2015. Um dos destaques é o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre, que ficou em 2º lugar entre escolas públicas gaúchas e 207 no ranking nacional.

  O Colégio é referência no Estado pela qualidade e excelência na educação, com atividades direcionadas para formação intelectual, moral e física. O quadro técnico é formado por policiais militares, civis e do magistério público estadual. A direção administrativa é formada por oficiais da BM, que atendem desde o comando até o acompanhamento diário dos alunos.

  Com 36 anos de existência, o Colégio Tiradentes é reconhecido pela comunidade gaúcha e destaque na aprovação de alunos em vestibulares, avaliações da secretaria de educação e olimpíadas dos componentes curriculares.

  Segundo o tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, que foi comandante do Colégio Tiradentes em 2015, “o resultado obtido no ENEM é fruto de planejamento, investimento e tecnologia”. Destacou que “a participação dos pais foi fundamental para aquisição de materiais de qualidade e melhorais na escola. O colégio conta atualmente com climatização, internet Wi-Fi e multimídia, em todas as salas de aula. E os professores dispõem de tablets e conteúdo didático online”.

  O Colégio realiza ao longo do ano três simulados, preparando os alunos para o vestibular. Além de projetos de incentivo a leitura e parcerias com cursos preparatórios. “Em janeiro deste ano, 77% dos ex-alunos inscritos no processo seletivo para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram aprovados”, destacou o tenente-coronel Uberti.

 “Não existe uma fórmula para o sucesso de uma escola pública, mas gestores, pais e alunos engajados podem fazer a diferença. Outro fator que pode influenciar no resultado é a carga horária ampliada. Os alunos permanecem na escola por mais tempo e com qualidade, atividades de reforço escolar extraclasse, entre outras”, ressaltou.

  A unidade instalada na Capital gaúcha possui atualmente 255 alunos matriculados no ensino médio regular. A Brigada Militar conta ainda com seis unidades no interior do Estado nas cidades de Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, São Gabriel e Pelotas. O ingresso é realizado por meio de concurso público, com seleção anual.

  As inscrições para o processo seletivo de admissão e ingresso no Colégio Tiradentes podem ser realizadas até o dia 14 de outubro, conforme edital disponibilizado no site da Brigada Militar.

Image Caption
Image Caption
Comunicação Social / EMBM-PM5
Texto: Sd Ana Paola Dala Barba – PM5
Fotos: Sd Raudrey dos Santos – PM5