Corpo de Bombeiros de Rio Pardo passa a usar novo fardamento

207_09092016103412O Corpo de Bombeiros de Rio Pardo é o pioneiro da região a usar o novo fardamento, após o desmembramento com a Brigada Militar. A expectativa do comando do Corpo de Bombeiros é de que a instituição tenha mais recursos para atuar no dia a dia.

Por unanimidade, o projeto foi aceito assim que proposto para desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.entende- se que a Brigada Militar não ficará menor e o Corpo de Bombeiros se fortalecerá com a medida. Apenas os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul ainda mantinham a ligação entre as duas instituições.

O atrelamento à Brigada Militar causava problemas ao Corpo de Bombeiros, na medida que a formação do bombeiro é mais próxima a do policial militar e não prevê uma série de conhecimentos e instruções específicas necessárias ao melhor exercício da profissão. Os currículos dos soldados de policiamento e bombeiros foram unificados e mais de 70% do conteúdo do Curso Básico de Formação do Soldado Bombeiro é matéria de policiamento.

O projeto de desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, surge em momento no qual a corporação apresenta um déficit de 2,5 mil servidores. A ideia é tentar reverter a situação, com a abertura de concurso público.

A expectativa do comando do Corpo de Bombeiros é de que a instituição tenha mais recursos para atuar no dia a dia, garantindo autonomia financeira. Hoje a previsão no orçamento é de R$ 4 milhões para investimentos, valor que serviria para, no máximo, comprar seis caminhões. A intenção também é fazer parceria com os municípios.

A votação do projeto ocorreu em agosto deste ano. Com isso, a nova corporação vai poder assinar convênios e captar recursos e não prevê a criação de cargos. Na proposta, consta apenas a organização básica e a abertura de um CNPJ para a corporação.

O novo fardamento na cor azul marinho foi idealizado para o dia a dia da corporação com material ergonômico totalmente adequado para todas as situações.