Curso capacita policiais militares para atuar na Patrulha Maria da Penha

PORTO ALEGRE, RS, 14.10.13: Patrulha Maria da Penha em ação na Lomba do Pinheiro. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A Brigada Militar inicia, nesta sexta-feira (7), na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre, a 20ª edição do Curso de Capacitação de Policiais Militares para compor a Patrulha Maria da Penha. Serão quatro turmas, com carga horária de 30 horas, que durante três dias debaterão temas como violência de gênero.

O curso mostra ao policial militar a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência de gênero, de escutá-la e de estabelecer uma relação de confiança, além de orientá-la sobre onde e qual o momento mais adequado de buscar ajuda para que ela própria encontre a solução do seu problema. Também serão tratados temas como polícia comunitária, estatística da violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul, aspectos gerais sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha.

De acordo com a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, a capitão Clarisse Heck, o policial militar que concluir o curso sairá capacitado a melhor entender a complexidade deste tipo de violência e o papel da Brigada Militar na rede de atendimento.

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em 27 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 788 policiais militares capacitados a atender as ocorrências.

Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom