Diário de Santa Maria: Dois “jovens” são detidos após perseguição e troca de tiros com a Brigada Militar em Santa Maria

452

21521522Um deles foi ouvido e liberado. O outro foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra os policiais

Até o começo da tarde deste domingo, o dia de eleição em segundo turno em Santa Maria foi marcado pela calmaria também na área da segurança pública. Mas, por volta das 14h30min, uma perseguição da Brigada Militar (BM) a dois jovens que não pararam quando uma viatura da BM, que fazia um patrulhamento de rotina, sinalizou uma abordagem, agitou as comunidades do bairro Menino Jesus e parte do Centro.

Conforme informações de moradores que preferem não ter os nomes divulgados e informações da Polícia Civil, uma viatura da BM perseguia uma dupla que estava em uma moto e seguia pela Rua Ary Nunes Tagarra, no sentido bairro-Centro. A rua acaba antes de encontrar a Avenida Itaimbé, no trecho perto do Colégio Manoel Ribas, e do terminal de ônibus da Expresso Medianeira.
Nesse ponto, existe apenas uma passagem de pedestres, que também é usada por motociclistas e por onde os suspeitos tentaram cruzar.

Porém, a moto derrapou nas britas. Os tripulantes caíram, abandonaram o veículo e fugiram a pé em direção à Rua Comissário Justo, onde teriam entrado no pátio de um estabelecimento comercial. Nesse local, os dois suspeitos foram detidos pelos policiais.

Durante a perseguição, o carona da moto, Wellimgton Castilhos dos Santos, 21 anos, atirou contra a viatura, e os policiais revidaram.Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Santos foi preso em flagrante e indiciado por tentativa de homicídio contra os policiais.

Já o motorista da moto, um jovem de 20 anos, foi ouvido como testemunha e liberado. Um morador descreveu o fato como assustador.

– Ficamos apavorados. O pessoal estava reunido na frente das casas. Vi uma barulheira de carro chutado (em alta velocidade) e tiro e tiro. Nunca tinha visto algo assim, perseguição, tiros. A Brigada Militar foi muito bem na ação. A gente se assustou, mas concorda com a ação da Brigada. Ao mesmo tempo, a gente se sente segura com esse tipo de ação – relatou o morador, que preferiu não se identificar.

Cerca de uma hora depois, funcionários de uma empresa que presta serviço de segurança à concessionária da ferrovia vasculhavam a área onde a moto caiu à procura da arma com a qual a dupla teria atirado contra os policiais, que não foi encontrada.

A moto, com placas de Santa Maria, foi apreendida e encaminhada a um depósito credenciado ao Detran.