EPTC começará a multar com ajuda de câmeras em Porto Alegre

349

eptcEquipamentos estarão em oito pontos da Capital, principalmente nos corredores de ônibus

Correio do Povo

A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) começará a aplicar multas utilizando o auxílio das câmeras de videomonitoramento de Porto Alegre. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, confirma que o procedimento vai ocorrer até o final do ano, mas ainda sem data marcada.

As autuações deverão ocorrer em oito locais específicos, principalmente nos corredores de ônibus: na Avenida Brasil, em dois pontos das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, Borges de Medeiros com Praia de Belas, e em outros trechos da avenida Cavalhada, na zona Sul. Estudos estão sendo realizados pela EPTC nessas regiões para avaliar como será implantado o novo serviço.

“Estamos identificando que uma forte invasão está acontecendo aos corredores de ônibus e estamos trabalhando para mudar isto”, destaca Cappellari. Segundo ele, ainda é cedo para afirmar quando o serviço deve ser colocado em prática efetivamente, pois as análises ainda não foram finalizadas e também é necessário trabalhar na sinalização e orientação aos motoristas sobre a novidade. Cappellari diz que o trabalho está só começando. Depois do período de análise da engenharia, todo o sistema de sinalização será desenvolvido e, a princípio, a equipe está trabalhando para iniciar ainda este ano.

As imagens serão monitoradas por agentes de trânsito que ficam na Central de Monitoramento da EPTC. De lá, o agente tem como aproximar a câmera e identificar a placa do carro que cometeu a infração. Atualmente, a Central possui câmeras em 120 pontos de Porto Alegre. O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 116, na Região Metropolitana de Porto Alegre.