IJUÍ: Região será beneficiada com aporte de efetivo

406

ijuiO 12º Comando Regional dos Bombeiros (12ºCRB), com sede em Ijuí, deverá receber um reforço no efetivo local. A informação foi confirmada pelo subcomandante do 12ºCRB, Marcio Batista. Assim como o aporte na corporação, a novidade diz respeito ao novo uniforme que o efetivo já apresenta para a comunidade regional na Expo-Ijuí/Fenadi.

Ainda na tarde de quinta-feira, o capitão Batista esteve em contato com o Grupo JM e revelou a expectativa da corporação no que diz respeito a um reforço no efetivo. “Estamos nos preparando, há dois anos, para oferecer condições adequadas e sediar o curso de formação do bombeiro, que forma soldado para o Corpo de Bombeiros. Esse esforço valeu a pena. Esses dias nós recebemos a confirmação de que estaremos recebendo 30 alunos-soldados no nosso Centro Regional, que fica em Cruz Alta. Esse curso beneficiará toda a região, uma vez que os soldados não ficam somente em Cruz Alta e sim, serão divididos entre as unidades. Lembrando que não são todos os batalhões que recebem o curso, e dessa forma, podemos dizer que fomos beneficiados”, revelou o capitão.

Batista ainda acrescentou que mesmo antes da formação e designação dos homens na região, a mão-de-obra poderá ser explorada devido ao curso que deve proporcionar essa possibilidade de estágio para os “acadêmicos”. “Durante o período em torno de sete meses que estará sendo realizado o curso, os 30 alunos estarão À disposição da nossa região, uma vez que eles realizam estágios operacionais ao longo desse curso”, acrescentou.

O 12º Comando Regional abrange mais de 60 municípios na macrorregião Norte-Noroeste. Questionado sobre a situação envolvendo o efetivo, o capitão lembrou que o déficit local acompanha o da corporação em todo o Estado, que chega a 50%. “Isso deverá dar um reforço imenso. Vai ajudar e muito, mas ainda não será o suficiente. Ao longo de todo esse tempo em que não tiveram os cursos de formação, parte do efetivo foi entrando para a reserva. Enfim, embora sejam 30 que serão divididos, esse reforço vai nos ajudar. O recebimento do curso de formação para nós, sem dúvida, é uma grande conquista para a região”, ressaltou.

O capitão Márcio lembrou que a comunidade poderá ver o primeiro efeito prático da separação Corpo de Bombeiros x Brigada Militar. O efetivo já “desfila” com novo uniforme que será adotado em todo o Estado. A corporação está instalada no Parque Wanderley Burmann, aos fundos da Casa dos Africanos. O capitão ainda garantiu que todas as casas foram vistoriadas e analisadas para garantir a devida segurança da comunidade. “Estaremos no parque e todo o incidente que eventualmente acontecer, nossa equipe estará pronta para atender”, finalizou.

JORNAL DA MANHÃ