O GLOBO: Projeto quer lista tríplice e mandato de dois anos para comandantes das PMs

pmmmComando de PMs pode ser decidido por lista tríplice e ter mandato de dois anos

A forma de nomeação dos comandantes de Polícias Militares pode ser alterada. Um projeto do deputado federal Cabo Sabino (PR-CE) propõe que seja adotada uma lista tríplice para a escolha dos chefes das PMs nos estados, além de mandatos de dois anos para os comandantes, que poderiam ser reconduzidos ao cargo. Atualmente, o nome é indicado pelos governadores e não tem tempo máximo. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o texto é fruto de lobby das polícias militares no Congresso Nacional, um dos mais fortes da chamada “bancada da bala”. A proposta já foi colocada na pauta de votação da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

Lauro Jardim, do jornal O Globo

O lobby das polícias militares no Congresso, um dos mais fortes da bancada da bala, conseguiu que seja colocada na Comissão de Segurança Pública da Câmara, um projeto que propõe que seja adotada uma lista tríplice na escolha dos comandantes das PMs nos estados.

O projeto, apresentado pelo deputado Cabo Sabino, do PR do Ceará, já está na pauta da comissão para ser votado.

Além de uma lista tríplice que seria submetida ao governador, o comandante da PM passaria a ter um mandato de dois anos, podendo ser reconduzido ao cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *