Projeto da BM : Crianças têm dia de herói em Caxias

523

21292323Dois meninos e uma menina venceram concurso de redação e conheceram a rotina da BM

O Dia da Criança chegou antes e de um jeito bem especial para dois meninos e uma menina de Caxias: eles viveram um dia de heróis, com direito a desfile no caminhão de Corpo de Bombeiros e recepção da Praça Dante Alighieri ao som do Tema da Vitória, aquela emocionante música que ficou famosa ao embalar os títulos de Airton Senna. Gustavo de Maman, 12 anos, Julia Eduarda Lima, 11, e Michel Carneiro Hoffmann, 11, foram selecionados em um concurso de redação: o desafio era escrever sobre a importância da BM.

 

A ação integra o projeto Um dia de Herói, da Brigada Militar (BM) de Caxias.Os três foram selecionados entre cerca de 30 alunos, todos do 6º ano. Nos textos, escreveram frases como “quem pensa em ser policial não pensa em si só, e sim na segurança do povo” e “eles saem de casa sem saber se vão voltar para seus lares”. A escola foi escolhida por estar inserida em uma área de vulnerabilidade social.

— A ideia foi mostrar a importância da BM, que muitas vezes é distorcida no contexto social — aponta o policial militar Jackson Cardoso, idealizador do projeto.

A emoção começou cedinho, por volta de 7h30min, no pátio da escola municipal Luiz Antunes, no bairro Jardim América: vestindo camiseta preta de heróis da BM e boina, eles foram aplaudidos pelos colegas antes de embarcar na viatura e iniciar a aventura. Na vizinhança e no trajeto até São Pelegrino, onde o caminhão os esperava, curiosos saíram às janelas já que o barulho das sirenes naturalmente chama a atenção.

Do alto do caminhão de Bombeiros, o trio percorreu a Sinimbu de São Pelegrino até a praça Dante Alighieri. O medo inicial passou e a gurizada acenou para pessoas na rua e ainda brincou tirando selfies.

— Foi muito emocionante — descreveu Julia Eduarda.

— Estamos nos sentindo muito importantes. E é muito legal porque um dia a gente pode até ser policial — relatou Michel.

Depois de serem homenageados na praça Dante, o trio ainda conheceu a cavalaria, o canil e o helicóptero da BM. Em setembro, as duas turmas de 6º ano do colégio participaram de dois dias de atividades para receber noções sobre a operação da BM. A meta é que o projeto Um Dia de Herói possa ser copiado em outras cidades do Estado.

— É um ato simples mas de muita profundidade, porque é nas crianças que temos que pensar. Serve para mostrar que todos somos heróis, que tudo tem saída — defendeu o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/ Serra), coronel Antônio Osmar da Silva.