Rádio Guaíba: OAB vai buscar abertura de CPI sobre destino dos recursos da Segurança Pública no RS

415

ssp-960x600Entidade procura a Assembléia Legislativa na semana que vem

A OAB vai ingressar com pedido de abertura de CPI junto à Assembleia Legislativa referente ao destino dado aos recursos destinados à Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Conforme o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, “o atual governo está à frente da administração há dois anos e ainda não apresentou medidas eficazes para a Segurança Pública, nem sequer projeto de políticas de Estado”. O pedido deve ser encaminhado ao legislativo gaúcho o mais tardar na próxima quinta-feira (27).

A motivação, conforme a entidade, é a alta de 34,8% no número de latrocínios apenas no primeiro semestre do ano, além do aumento dos crimes em geral. A decisão de provocar a CPI foi tomada através do colegiado da OAB, formado por 106 subseções no Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com Breier, é preciso “investigar se existe omissão do governo no Estado e saber onde estão sendo investidos os recursos da Segurança Pública. Também precisamos saber se existem políticas preventivas e se o Estado vem cumprindo o dever de gestionar.”

Entre as possíveis soluções apontadas pela OAB estão a construção de presídios regionalizados. O dirigente da OAB ressalta que o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, já foi recebido para diálogo, mas que é necessário “pensar em bases sólidas, para que cada governador que sente naquela cadeira respeite o mínimo de princípios de segurança pública, se comprometa e entenda que essa é uma área coletiva”.

Fonte:Ananda Müller/Rádio Guaíba