Secretário de Segurança anuncia dois centros de triagem para presos no RS

329
Cinco pessoas estão presas em viaturas por falta de vagas em presídios | Foto: Guilherme Testa
Cinco pessoas estão presas em viaturas por falta de vagas em presídios | Foto: Guilherme Testa

Cezar Schirmer informou que grupo de trabalho vai apresentar em 30 dias soluções para falta de vagas

Com informações do repórter Eduardo Paganella Correio do Povo e Rádio Guaíba

A falta de vagas em presídios e a permanência de presos em delegacias e viaturas da Brigada Militar (BM) motivou o anúncio da construção de dois centros de triagem dentro de seis meses no Rio Grande do Sul. A medida foi divulgada nesta quarta-feira pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, durante uma coletiva de imprensa referente à operação Avante. De acordo com Schirmer, as duas casas devem ter 350 vagas e ficarão em Charqueadas e Porto Alegre.

“A casa de triagem será usada após a prisão do suspeito, cuja situação será analisada. Será um espaço em que o preso ficará até saber qual será o destino. Em Charqueadas, vamos reaproveitar uma estrutura já existente, mas isso tudo leva tempo para ser concluído”, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.

Schirmer disse que a retenção de presos em delegacias e viaturas da BM está errada, mas justificou que a situção só acontece porque o número de presos aumentou. “Isso decorre de uma ação efetiva. Nunca se prendeu tanto no Rio Grande do Sul. Existem 6 mil pessoas a mais no sistema carcerário. E aí estamos no seguinte dilema: ou paramos de prender ou infelizmente vamos enfrentar algumas dificuldades. Isso não se corrige do dia para a noite”, acrescentou.

Conforme Schirmer, o governo criou um grupo de trabalho para buscar, em 30 dias, soluções para o sistema prisional gaúcho. “Estamos vendo alternativas mais rápidas para contornar a situação, mas repito: isso está acontecendo porque estamos prendendo. Quem comete ilegalidade tem que estar preso. Se alguém cometer um crime e ficar solto, vamos chegar à conclusão que o crime compensa. O grupo foi criado para analisar o problema e criar soluções em um prazo curtíssimo”, enfatizou.

Nesta quarta-feira, ao menos cinco presos estão retidos em carros da BM em Porto Alegre. A situção faz com 12 policiais militares fiquem parados vigiando os presos. Os veículos estão estacionados em frente à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre.