SUL21: Abamf entrará com ações individuais na Justiça contra o governo Sartori

342
06/08/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Entrevista coletiva do governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. Foto: Guilherme Santos/Sul21
06/08/2015 – PORTO ALEGRE, RS, BRASIL – Entrevista coletiva do governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Thaís Seganfredo

A Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), que representa os cabos e soldados da Brigada Militar (BM), vai entrar com ações individuais na Justiça estadual por danos morais aos associados, devido ao parcelamento de salários realizado pelo governo José Ivo Sartori.

Desde o mês passado, diversos associados já recorreram à Justiça com a ajuda da entidade e tiveram a causa ganha. “Todos os pedidos até agora estão sendo aceitos, porque de fato existe o dano”, destaca Leonel Lucas, presidente da Abamf. O valor da indenização varia segundo cada caso, de acordo com o prejuízo sofrido pela falta do salário. “Temos soldados que já ganharam R$ 1 mil porque tinha conta de água e luz atrasada”, afirma. A Abamf espera que todos os 12 mil associados decidam entrar com a ação.

Desde o início do ano, Sartori tem parcelado o salário dos servidores públicos em vários meses, alegando falta de verba no orçamento. Na última quinta-feira (29), o governo anunciou novo parcelamento, relativo ao mês de setembro, com a primeira parcela equivalente a R$ 810 e a promessa de integralização dos vencimentos apenas no dia 14 de outubro. Servidores da Segurança Pública protestaram em frente ao Tribunal de Justiça na semana passada, cobrando o cumprimento da decisão judicial tomada pelo TJ em setembro, que proíbe os atrasos e parcelamentos dos salários da categoria.

Para realizar o pedido, os associados devem ir até a entidade com os seguintes documentos (originais e cópias):

– Carteira de Identidade
– Comprovante de Residência
— Extratos bancários dos 4 últimos meses
– 3 últimos contracheques
– Procuração ( disponível na ABAMF)
– Declaração de AJG ( disponível na ABAMF)
– CPF
– Endereço de E-mail