Viaturas da BM de Caxias operam com aplicativo para registro de ocorrência online

21315362Policiais de oito núcleos comunitários, mais as bases dos parques Cinquentenário e Macaquinhos já utilizam ferramenta que otimiza o serviço 

Pioneiro

Dez viaturas da Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul já operam equipadas com o aplicativo que permite o registro de ocorrências no local do fato. A partir desta quinta-feira, após o período de capacitação de 50 policiais, o programa “Brigada Online” está pronto para ser utilizado pelos oito núcleos comunitários da cidade, além dos parques Cinquentenário e Macaquinhos, locais com fluxo relevante de registros.

O aplicativo foi apresentado à comunidade do bairro Ana Rech, durante mais uma edição da Operação Comando Itinerante, realizada nesta quinta-feira por policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Caxias é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a utilizar a ferramenta que otimiza o tempo perdido em uma ocorrência, possibilitando agilidade no serviço.

— Conseguimos acelerar a implantação do aplicativo, pois temos a consciência de que a população caxiense merece esse investimento e o empenho dos policiais em qualificar o trabalho. A utilização da tecnologia possibilita que estejamos sempre mais perto das comunidades — afirma o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), coronel Antônio Osmar da Silva.

Além de qualificar os atendimentos da BM, os documentos necessários para o registro da ocorrência, que até então eram manuscritos e posteriormente informatizados, serão preenchidos por meio do aplicativo instalado em um tablet e enviados virtualmente ao Poder Judiciário. Com impressoras acopladas às viaturas, os boletins de ocorrências serão impressos no momento do atendimento.

A ferramenta deve ser utilizada para todos os tipos de ocorrências (acidente de trânsito, furtos, roubos, recolhimento de veículos e etc), evitando que a vítima se desloque até a delegacia: neste caso, uma cópia da ocorrência também pode ser enviada por e-mail. Porém, em casos de flagrante, a ida até a Polícia Civil permanece sendo necessária.

O equipamento foi obtido por meio de uma parceria da BM com a empresa que desenvolveu o software para a Polícia Militar de Santa Catarina, Estado que já utiliza a ferramenta desde agosto de 2015, e com verbas de transações penais administradas pela Vara de Execuções Criminais de Caxias.