Brigada Militar prepara policiais para trabalhar com pais no combate às drogas e violência

15181489_639904029512900_1674003431692667593_nO Curso de Habilitação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Currículo Pais se encerra nesta quarta-feira (30) nas dependências da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS), em Santa Maria. Iniciado na última segunda-feira (28), o curso é destinado a habilitar policiais militares instrutores para aplicar o currículo do Proerd voltado a pais e responsáveis.

O programa prevê o fornecimento de informações relevantes aos pais e/ou responsáveis sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência, bem como sobre aptidões de como orientar seus filhos. Durante o curso, os pais aprendem maneiras de criar um ambiente positivo, que beneficia a boa saúde e o bem-estar de sua família.

As aulas são ministradas por policial fardado, com o apoio didático de um livro e a apresentação de vídeos temáticos divididos em capítulos, para que os pais façam análise critica das situações apresentadas. A metodologia estabelece uma relação com os fatos do cotidiano, relatos, trabalhos em grupo socializado e individualizado, com dinâmicas e encenações teatrais.

O Proerd Pais é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, para ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes; a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, além de resolver conflitos nas situações de violência. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura.

A solenidade de formatura dos 61 PMs que fizeram o curso será nesta quarta-feira (30), às 11h, no auditório da EsFAS/Santa Maria. Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação Estadual do Proerd pelo telefone 51 3288 4115 ou pelo e-mail proerd@bm.rs.gov.br.

Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Léa Aragón/Secom

SSPRS