Leilão de aeronaves da BM tem dois interessados

thumb-29Ofertas foram feitas para um único avião

Apenas dois interessados apresentaram propostas na concorrência de alienação de seis aeronaves pertencentes à Brigada Militar. A abertura dos envelopes ocorreu na manhã de desta segunda-feira na Sala de Abertura de Licitações da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) do Governo do Estado.

Os dois licitantes demonstraram interesse apenas em um único avião, cujo lance inicial é de cerca de R$ 189 mil. O vencedor deve ser conhecido nesta quarta-feira. A BM já informou que deverá novamente oferecer as outras cinco aeronaves, divididas em quatro aviões e dois helicópteros, cujo lance inicial total havia sido de R$ 1.775.880,00.

O tipo de licitação previsto é pela maior oferta sobre cada lote, sendo uma aeronave em cada um. Os licitantes apresentam sempre dois envelopes, o primeiro contendo a documentação exigida para a habilitação e o segundo a proposta em si.

O comandante do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv-BM), tenente-coronel Carlos Franck, explicou que as seis aeronaves apresentavam baixa operacionalidade e, por isso, não serviam mais para as atividades. Atualmente, a unidade aérea da BM conta com quatro helicópteros para missões de policiamento ostensivo; buscas de criminosos em fuga; resgate e salvamento; transporte de tropa, de feridos graves e de órgãos humanos para transplante; apoio ao efetivo em terra; fiscalização rodoviária e combate a incêndio; além de ações noturnas; entre outras. Cada um tem capacidade para até seis pessoas.

O efetivo do BAv-BM, com 47 servidores, tem sede no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Há uma base em Caxias do Sul, na Serra, e durante o veraneio uma outra opera temporariamente em Capão da Canoa, no Litoral Norte, para atender a Operação Golfinho da BM. Como apoio terrestre, a unidade dispõe ainda de um caminhão de abastecimento de combustível e seis viaturas.