Policiais da BM conseguem salvar duas crianças que haviam se engasgado no RS

401

16744767Casos ocorreram em Três de Maio e em Sapucaia do Sul

Policiais da Brigada Militar conseguiram evitar que duas crianças morressem engasgadas na noite passada (1) no Rio Grande do Sul. Os casos ocorreram entre 20h45 e 21h30, nas cidades de Três de Maio, no Noroeste, e em Sapucaia do sul, na região Metropolitana.

No caso de Três de Maio, o sargento Edelberto Ginder estava de plantão e recebeu uma ligação para o telefone 190. Era a mãe de um bebê de 38 dias. A criança estava se afogando com leite materno. O policial, de imediato, saiu do posto, entrou na viatura e foi até a casa, no barro Oriental. Quando chegou, a criança estava quase sem  vida.

“Desloquei rapidamente para o local, que era próximo da corporação. Chegando lá a mãe me alcançou o menino. Ele estava com uma cor roxa, quase paralisado. Então baixei a cabeça dele com a mão esquerda e com a mão direita fiz batidas nas costas por ceca de um minuto até que ele expeliu o leite e voltou a respeitar. Eu também sou pai. Quando vi ele voltando a respirar foi emocionante”, contou o sargento.

Após ser salva, a criança foi levada par ao hospital da cidade para avaliação clínica e passa bem.

Em Sapucaia do Sul, a situação foi semelhante. O pai de uma criança de dois anos entrou em contato com o telefone 190 informando que o filho estava engasgado. Os policiais começaram as orientações por telefone de como deveria ser feito o processo para desobstruir a via respiratória. Enquanto isso, a viatura se deslocou para a casa, no bairro Nova Sapucaia. Chegando no local os policiais deram prosseguimento ao suporte e depois levaram a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O menino passa bem e foi levada ao hospital da cidade para exames.

GAÚCHA