Rádio Guaíba: Segurança libera gás irritante e Assembleia do RS suspende votações

300
Segurança libera gás irritante e Assembleia do RS suspende votações | Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS / CP
Segurança libera gás irritante e Assembleia do RS suspende votações | Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS / CP

Equipe sustenta que houve tentativa de invasão do plenário

Em meio a votações que incluem o Orçamento de 2017, a Assembleia Legislativa teve de ser evacuada, na tarde desta terça-feira, depois que a segurança do Parlamento liberou um gás irritante em plenário. A equipe sustenta que houve tentativa de invasão. Presidência da Assembleia e segurança acionaram a Brigada Militar e concedem entrevista à imprensa antes de retomar a sessão plenária.

A confusão ocorreu em meio à discussão da proposta que busca transferir à Secretaria da Agricultura o controle do plantio de florestas comerciais no Rio Grande do Sul. Na prática, o projeto de lei elimina o licenciamento ambiental para a plantação de eucalipto. Ambientalistas reclamaram, mais cedo, do número de assentos disponíveis, considerado pequeno. O grupo é contra o projeto de Política Agrícola Estadual, sob a compreensão de que a plantação de eucaliptos não configura uma floresta.

Sessão mantida

A sessão da Assembleia ocorre hoje, mesmo em meio a três dias de luto oficial, no Rio Grande do Sul e no País, porque o prazo para votação do Orçamento termina nesta quarta-feira. Servidores das fundações que o governo espera ver extintas também estão no local, acompanhando as votações.