União oficializa prorrogação da atuação da Força Nacional no RS

351

Permanência das tropas foi prorrogada por mais 90 dias.
Força Nacional de Segurança atua no estado desde agosto.

Do G1 RS

Portaria foi publicada na manhã desta quinta-feira no Diário Oficial da União (Foto: Reprodução/G1)
Portaria foi publicada na manhã desta quinta-feira no Diário Oficial da União (Foto: Reprodução/G1)

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança no Rio Grande do Sul, conforme portaria elaborada pelo Ministério da Justiça.

A primeira portaria, publicada em 31 de agosto, determinava a permanência das tropas por um período de 90 dias, que terminaria no final de outubro. No entanto, no dia 26 de outubro, o governo gaúcho pediu a prorrogação do prazo, que foi oficializado nesta quinta.

Força Nacional chega ao Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
Força Nacional chega ao Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

Após encontro com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, na terça-feira (8), o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou a permanência da tropa por tempo indeterminado.

Entretanto, conforme a portaria publicada, o prazo de permanência da Força Nacional em território gaúcho foi prorrogado por mais 90 dias, a partir do vencimento da primeira portaria, ou seja, até meados de janeiro de 2017.

Ainda de acordo com o texto, além de exercer as funções de polícia ostensiva, será realizado também o trabalho de “polícia judiciária e perícia forense, com o objetivo de combater a criminalidade, mas especificamente os crimes contra a vida (homicídios)”, diz um trecho.