Correio do Povo: Cerimônia forma 159 novos PMs e conta com vaias a Sartori

449

Secretário de Segurança garantiu que efetivo já estará nas ruas nesta sexta-feira

* Com informações de Lucas Rivas

Apesar da crise financeira vivenciada pelo Rio Grande do Sul com atraso no pagamento de remunerações e 13º salários, 159 novos policiais militares (PMs) se formaram em cerimônia na manhã desta quinta-feira. Eles irão atuar em Porto Alegre e na região Metropolitana. O secretário da Segurança Cezar Schirmer garantiu que o efetivo já estará nas ruas nesta sexta-feira.

Schirmer lamentou que há pelo menos duas décadas o Rio Grande do Sul perde, ano após ano, policiais militares em razão de diversos fatores, como aposentadorias e mortes em serviço. Em 2016, 1.920 PMs se aposentaram da Brigada Militar (BM). Em 2017, mais 1.040 vão ingressar na corporação ainda no primeiro semestre.

O comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, destacou o desgaste físico e emocional que enfrentam os PMs no cumprimento do dever. Ele destacou que a BM é “a força da comunidade gaúcha”.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, foi vaiado durante a solenidade, que ocorreu na Academia de Polícia Militar, na zona Leste de Porto Alegre.