Em protesto ao atraso do 13º, professora aposentada tenta atear fogo contra o próprio corpo

Fato ocorreu nesta terça-feira, em agência do Banrisul, em Pelotas

Por: Cleidi Pereira ZERO HORA

Enfrentando dificuldades financeiras, uma professora aposentada de 70 anos tentou atear fogo no próprio corpo nesta terça-feira, em Pelotas, no Sul do Estado. O fato ocorreu por volta do meio-dia em uma agência do Banrisul, na Rua Andrade Neves, no Centro da cidade. A idosa, cuja identidade não foi divulgada, estaria sendo cobrada por uma dívida e abalada pelo parcelamento de salário e atraso do pagamento do 13° pelo Piratini.

O desfecho só não foi trágico porque um homem interveio. O técnico de enfermagem Cristian Menna Soares, 39 anos, estava no banco acompanhando uma paciente da clínica em que trabalha e evitou que o pior acontecesse. Segundo ele, a idosa disse em voz alta que nunca havia ficado devendo, e culpou os consecutivos atrasos e parcelamentos de salário pela situação.

— Ela tirou uma garrafa de água da bolsa e jogou o líquido pelo corpo. Senti o cheiro de álcool — respingou em mim também — e tirei a garrafa das mãos dela dela. Então, ela puxou um isqueiro, que eu também consegui tirar da mão dela. Foi uma correria. Outras pessoas vieram, seguraram e ela começou a chorar. Ela estava desesperada — conta.

Soares diz que agiu “no reflexo” e descreve o episódio como “muito triste”. Quando o técnico deixou o banco, a idosa estava sendo atentida por funcionários e aparentava estar mais calma.

— A pessoa trabalha boa parte da vida e agora passa por uma situação dessas… É complicado — lamentou.

O Banrisul foi procurado, mas ainda não retornou os contatos da reportagem.