O QUE EU VOU DIZER A MINHA FILHA SE ELA QUISER SE TORNAR UMA POLICIAL

Depois da minha reação inicial de “De jeito nenhum!”

Bem vindo ao meu pesadelo.

“Papai, eu quero ser uma policial como você”, diz minha filha com naturalidade. “Eu quero ajudar as pessoas. Eu sei que é uma profissão perigosa, mas eu te acompanhei por minha vida toda e eu sei que é isso que eu quero fazer”.

Minha primeira reação? “Seja uma Bombeiro, querida. Todo mundo gosta deles”. Minha segunda reação? “Só por cima do meu cadáver, querida”.

Eu tenho quase 17 anos de polícia. Eu tenho visto como o serviço policial mudou durante esse tempo. Policiais sofrem emboscadas em suas viaturas. As taxas de suicídio são astronômicas.

Este país parece ser bastante “antipolícia”. E isso sem dizer os desafios que uma policial feminina enfrenta.

Eu quero que minha filha enfrente essas questões? Eu não acho que um “De jeito nenhum” seja claro o suficiente. Mas então eu me lembro da minha mãe. Ela odeia o fato de eu usar uma arma e não é fã dos confrontos verbais e físicos que eu sou obrigado a lidar.

Mas, ela depositou sua fé em mim, no meu treinamento, e, o mais importante, em Deus. Ela não tem outra escolha a não ser fazer isso. A alternativa é ficar louca de preocupação.

Minha filha cresceu me acompanhando. Ela adora assistir programas policiais na TV e me fazer perguntas. Ela aprende coisas novas sobre minha profissão toda hora. Eu sei que ela me tem como exemplo. Ao mesmo tempo em que isso me dá orgulho, também me assusta.

Se ela decidir que quer ser uma Policial, eu lhe direi estas simples coisas:

1) Treine mais que todo mundo.

Você nunca sabe quando vai precisar lutar por sua vida.

2) Aprenda a conversar com as pessoas.

Tenha um pouco de esperteza e de humor. Isso evita conflitos. As pessoas esperam que os policiais sejam rígidos, autoritários e argumentativos. Não se ocupe com isso. Busque convence-las com uma brincadeira e estabeleça alguma relação. Nem todo mundo precisa de um tratamento duro.

3) Visite muitos quartéis e delegacias e conviva com policiais.

Tenha certeza que é isso mesmo que você quer. Não dê ouvidos às histórias exageradas do seu pai (porque ele adora contar histórias) e acredite que todas as ocorrências são parecidas, mas não existem duas iguais.

4) Escute mais do que fala.

Com muita frequência, policiais gostam de ouvir suas próprias vozes. Mas, se você está usando o rádio, seja claro e conciso. Faça o mesmo se você estiver conversando com as pessoas. Se você parar para escutar, as pessoas tendem a te dizer o que você precisa saber.

5) Aprenda a escrever bem e rapidamente.

Seja eficiente com o seu tempo. Isso te dará o respeito de seus colegas e de seus subordinados.

6) Lembre-se que esse trabalho é divertido.

Quando deixa de ser divertido, é hora de fazer uma destas duas coisas: Reavaliar sua vocação ou procurar uma nova oportunidade de carreira. Se você não está se divertindo, há uma grande probabilidade de você se tornar amargo e carregar junto todos que te cercam.

7) Por fim, considere seriamente a possibilidade do Corpo de Bombeiros.

Sério, querida. Por mim.

Lembro-me da minha mãe me dizendo repetidamente ao longo dos anos, “eu não me importo com o que você vai escolher na vida, contanto que você faça o máximo de sua capacidade. Se você quiser ser um encanador, então seja o melhor encanador que puder. Se você quer fazer isso, eu sempre terei orgulho de você”. Eu gosto de ter o mesmo sentimento por minhas filhas também.

Este artigo foi publicado originalmente por PoliceOne, a principal fonte online de informações para policiais, e foi traduzido e adaptado pelo Força e Honra (www.SejaForcaeHonra.com.br) em parceria e com autorização da equipe editorial do PoliceOne. Visite www.PoliceOne.com para acessar notícias, comentários, informações educativas, e material de treinamento que ajudam policiais a protegerem suas comunidades e se manterem seguros nas ruas.

SITE: Força e Honra