OSCAR BESSI: Crianças cantam um Feliz Natal para a Brigada Militar

É o meu sétimo Natal na Brigada Militar de São Sebastião do Caí/RS – os outros vinte foram em Montenegro, Canoas, Alvorada e Porto Alegre. E há alguns anos, essas crianças simples, do povo, vestindo suas camisetas vermelhas surgem na calçada, entoando cantos sobre Natal, amor ao próximo, o bem de todos, estrelas, felicidades e luzes na alma. E param na frente dos estabelecimentos todos para desejar boas festas aos trabalhadores que ali estão.

Sempre que eles chegam aqui na Brigada Militar, a emoção toma conta da gente. Nalgumas vezes eu perdi, estava na rua com o pessoal, pois são dias agitados: comércio pulsa, dinheiro circula, bandidos se multiplicam e assaltantes de carreira, durante o ano presos por nós, são liberados em nome de seus “indultos” para terem o direito sagrado de cometer ainda mais crimes contra os cidadãos.

Hoje, por exemplo, tivemos uma manhã agitada. Dois roubos a pedestre. Duas ações rápidas nossas. Dois presos.

Há algum tempo, um Soldado que ministrava aulas do Proerd nos revelou que uma de suas alunas teria dito que, no Natal, adorava cantar em frente ao quartel da Brigada Militar. E achava lindas as PMs que apareciam na porta do batalhão para saudar as crianças. Lindas, simpáticas e corajosas. Então ela quer ser policial militar também um dia.

Sabem o que isso significa?

Pequenos grandes gestos de Educação. De respeito ao outro. De valores bacanas.

Parabéns às profes que tomam esta iniciativa! Elas não apenas emocionam a sua comunidade: elas constroem cidadania com um grande exemplo e uma grande ação contidos num gesto tão simples.

E toda ação, de verdade, é muito mais valiosa que mil teorias distantes e discursos ou poses debilitados pela falsidade.

Esses pequenos, que aparecem na foto no momento da sua chegada, são todos filhos de operários, trabalhadores da empresa Oderich. Peço desculpas pela qualidade, talvez não tão boa, da imagem por ser do meu celular. A moça de farda é Soldado Natali Michels Barbosa, por muito tempo minha parceira de palestras comunitárias e sempre um encanto de pessoa!

CORREIO DO POVO