Um passeio pela história da Brigada Militar

673
Museu do Centro Histórico expõe a história da Brigada Militar a partir de uniformes e armas utilizados desde 1892. Foto Gabriel Haesbaert / A Razão

Centro Histórico Coronel Pillar foi reinaugurado. Grupos e escolas podem agendar visitas para 2017

por Maiquel Rosauro A RAZÃO

Após ficar cerca de dois meses fechado para reforma, o Centro Histórico Coronel Pillar foi reinaugurado na sexta-feira (16). O local concentra um dos principais acervos da memória da Brigada Militar e está disponível para visitação. É composto por biblioteca, arquivo histórico permanente, museu, sala de pesquisa e reserva técnica.

O Centro Histórico possui documentos datados desde 1892. Em 15 de outubro daquele ano foi criada a Brigada Militar e quase um mês depois foi organizado o 1º Regimento da Cavalaria da Brigada Militar, em Santa Maria.

Ao visitar o museu, o visitante realiza uma viagem no tempo no qual acompanha a evolução da Brigada Militar a partir de uniformes e armas utilizados ao longo das décadas. Também é possível conhecer a exposição Policiais da Brigada Militar de Santa Maria em Miniatura. O acervo possui um total de 900 objetos, enquanto que na biblioteca há em torno de 3 mil itens.

Para pesquisadores e estudantes de História, o local é uma excelente fonte de consulta.

“O Centro Histórico tem uma estrutura diferenciada para estudos arquivísticos, além de contar com a presença de profissionais que contribuem para a troca de conhecimento”, avalia o acadêmico de História da UFSM, Luigi Bertoldo Squio.

Grupos e escolas que tem interesse em visitar o local em 2017 já podem agendar a visita (confira abaixo). Segundo a coordenadora técnica do Centro Histórico, Maria Candida da Silveira Skrebsky, será dada prioridade para as instituições que tiveram a visitação cancelada em virtude da reforma.

“Para algumas escolas públicas conseguimos um ônibus para transportar os alunos. Além de visitar o museu, os estudantes também conhecem as baias, a Banda da Brigada e trazemos o canil da instituição para uma apresentação”, explica Candida.

Como visitar
Quando: De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Onde fica: 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), na Rua Pinto Bandeira, 350, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Observação: Escolas e grupos precisam fazer o agendamento prévio pelo telefone (55) 3220-6423 ou pelo e-mail chcp@brigadamilitar.rs.gov.br.