Diário Popular: Policiamento em Pelotas sofre com falta de efetivo

442
Crise. Presidente da Abamf diz que a evasão policial em 2017 será ainda maior – Infocenter DP

Mais de 20% do efetivo na reserva

Em 2016, 84 policiais militares do 4ºBPM abandonaram a farda. Não há perspectiva de reposição

Por: Giulliane Viêgas Diário Popular

O 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encerrou o ano de 2016 no vermelho.

Ao longo dos 12 meses, 84 policiais entraram para a reserva da Brigada Militar (BM) em Pelotas. Os dados significam que, mensalmente, o quartel teve desfalque de sete militares. A informação é do Setor de Comunicação Social do Comando Geral da Brigada.

Na última quinta-feira, a instituição formou 166 policiais. Entretanto, todos serão encaminhados a Porto Alegre e Região Metropolitana, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Conforme o subcomandante do batalhão, major Rogério Vasconcelos, não há perspectiva de reposição dos policiais.

O número de PMs que resolveram abandonar a farda em Pelotas representa 24% do efetivo total do 4ºBPM que gira – segundo militares – em torno de 350 policiais. No Estado, 1.920 brigadianos entraram para a reserva. A previsão do presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, é de que em 2017 três mil militares que alcançarão 30 anos de serviço abandonem a Brigada Militar. “Com os pacotes apresentados pelo governo a tendência é essa”, comentou.

Os números demonstram que o RS está cada vez mais distante de alcançar o efetivo ideal que é de 37 mil PMs, conforme prevê lei estadual. Atualmente, a Polícia Militar gaúcha é composta por 17 mil servidores.

Quem já serviu à corporação diz que a Brigada Militar enfrenta o seu pior momento. “Com 30 anos de carreira, eu nunca tinha visto situação como essa. Quando a oportunidade de entrar surge, a gente não está pensando duas vezes. Tudo desmotiva. Salários parcelados, falta de recursos e sucateamento de equipamentos e viaturas. Tem sido desumano atuar na BM”, desabafa um policial militar que entrou para a reserva em 2015.

Levando em consideração a população de Pelotas em 2016, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 343.651 habitantes, divididos pelo atual efetivo do 4º BPM o resultado é, acredite, 1,2 mil moradores para um PM. “A situação é assustadora”, confessa um PM.

O Comando do 4º BPM preferiu não se manifestar sobre os dados. De acordo com o major Vasconcelos, as informações sobre efetivo, viaturas e armamento são informações estratégicas que não são divulgadas pela corporação. O oficial, no entanto, garantiu que o batalhão tem atuado conforme recursos disponibilizados pelo Estado.