Coronel Andreis Dal’Lago será o novo comandante da BM

451

Atual subcomandante da corporação, coronel assumirá o cargo no lugar de Alfeu Freitas

O governador José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer, anunciaram nesta quarta-feira (11) o coronel Andreis Silvio Dal’Lago como novo comandante-geral da Brigada Militar. O anúncio foi feito em solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O coronel Andreis é o atual subcomandante da BM e coordenador da Operação Avante, iniciada no ano passado. Ele assumirá no lugar do atual comandante da corporação, Alfeu Freitas, que deixará o cargo no dia 18 de janeiro por aposentadoria compulsória – já que atingiu 35 anos de serviços à Brigada.

Assim como o coronel Freitas, o futuro comandante-geral da BM ocupou os cargos de subcomandante-geral e Chefe do Estado Maior. Antes, comandou o 34º BPM de Esteio e o Colégio Tiradentes de Porto Alegre. Ele completará, em fevereiro, 33 anos de instituição.

Questionado sobre a forma de atuação da Brigada Militar sob seu comando, o coronel Andreis elogiou o trabalho executado e disse que ele terá continuidade.

“Nós vamos focar, sobretudo, na gestão por resultado, o que já estamos fazendo. E quando eu falo em gestão por resultado, eu falo em atividades que agregam valor, e cito exemplo, que esse ano fechamos agora com a produtividade dos policiais militares em dois itens: a apreensão de armas, foram mais de 10 mil, e mais de 100 mil prisões”, ressaltou.

O oficial ainda afirmou que vai seguir trabalhando na integração de forças policiais para melhorar a segurança pública no Rio Grande do Sul.

“Todas as forças que se somarem para o combate à criminalidade, em especial a criminalidade violenta, é muito bem-vindo pra nós. E a Corporação recebeu muito bem a Força Nacional, como recebe muito bem o Exército Brasileiro, a Guarda Municipal, enfim, todas as forças que se somarem, nós somos parceiros”, disse.

Trocas no Comando da Capital 

No lugar de Andreis, assume o atual comandante de Policiamento da Capital, Mário Ikeda. Ele ainda será responsável por coordenar as atividades da Operação Avante.

Nas próximas semanas, devem ser definidas outras mudanças nos comandos da Brigada, com a aposentadoria de outros oficiais. O nome do novo Comandante de Porto Alegre ainda não foi confirmado. As alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 19 de janeiro.

GAÚCHA