Iniciado em maio deste ano, este é o primeiro o curso superior da Brigada Militar e teve carga horária de mais 1.600 hora/aula.

860
A Brigada Militar promoveu, nesta quinta-feira (29), a cerimônia de formatura de 166 policiais militares, alunos da primeira turma do Curso Superior de Técnico em Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública.

Formatura de mais 166 novos policiais militares reforça a segurança no Rio Grande do Sul

A Brigada Militar promoveu, nesta quinta-feira (29), a cerimônia de formatura de 166 policiais militares, alunos da primeira turma do Curso Superior de Técnico em Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública. A solenidade ocorreu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, com a presença do governador José Ivo Sartori.

O governador destacou a importância da formatura para a comunidade. “A conquista não é apenas dos soldados, mas de toda a comunidade. Nossos policiais são exemplo de bravura, coragem e comprometimento com a sociedade”, afirmou. “Apesar das dificuldades, o Estado continuará trabalhando para oferecer melhores serviços a toda a população”, assegurou Sartori.

“Ser brigadiano nos dias de hoje é um ato de coragem, vocação e superação. Os novos soldados que se formam aqui representam a força da Brigada Militar no combate ao crime, pois enquanto não enfrentarmos as raízes da criminalidade, o esforço da policia militar será diário”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Iniciado em maio deste ano, este é o primeiro o curso superior da Brigada Militar e teve carga horária de mais 1.600 hora/aula. As atividades se desenvolveram sob coordenação da Academia de Polícia Militar, com programa elaborado pelo departamento de ensino, em consonância com a matriz curricular nacional. A partir de agora, os novos soldados integram as diversas unidades da Brigada Militar.

O Comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, paraninfo da turma, agradeceu aos policiais militares pelo trabalho diuturno e incessante prestado á comunidade. E elogiou os novos pms. “Fazer policiamento ostensivo e manter a ordem pública é função do policial militar e a BM faz isso com qualidade.

Ele também destacou que a Brigada não pára e nunca vai parar. “Esse é um compromisso que temos com o povo gaúcho, mesmo nas missões arriscadas, complexas e desgastantes que exercemos. Digo ao alunos que hoje se formam que ser brigadiano não é emprego, é oficio. Quando todos se escondem, no perigo, é a BM quem vai na contramão e enfrenta o que vier. Por isto peço: respeitem a Brigada Militar que mostra bem que nossas façanhas devem sim servir de modelo a toda terra”.

Para Fernando Fischer, aluno que conquistou primeiro lugar no Curso Básico de Formação Policial Militar, a formatura é um momento gratificante, pois marca uma nova etapa para os formandos. “Independente de como está o Estado, estamos aqui para proteger e defender a comunidade. Nos dedicamos muito para chegar a este momento e estamos felizes em servir ao Rio Grande do Sul”, afirmou.

Também participaram o Subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal`Lago,o Chefe do Estado Maior da BM, coronel Julio Cesar da Rocha Lopes, além de autoridades locais e familiares dos novos soldados.
Texto: Alessandra Pinheiro/Clelia Admar/GCG
Edição: Léa Aragón/Secom
Foto: Robson Alves/PM5