Rádio Guaíba: Porto Alegre terá reforço de 200 homens da Força Nacional de Segurança em fevereiro

Porto Alegre terá reforço de 200 homens da Força Nacional Segurança em fevereiro | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP

Rio Grande do Sul também ganha núcleo federal de inteligência a partir do mês que vem

O efetivo da Força Nacional de Segurança em Porto Alegre vai ser ampliado, durante o mês de fevereiro, para 200 policiais militares, confirmou o Ministério da Justiça, nesta terça-feira. A medida é parte da primeira etapa do Plano Nacional de Segurança. No fim de agosto, um efetivo de 120 policiais da Força Nacional desembarcou na Capital. Esse número, que chegou a 136, já havia caído para 71, até a semana passada. Pedidos de desligamento da Força e solicitações de retorno dos PMs aos estados de origem fizeram o contingente cair de forma gradativa.

Além disso, o Rio Grande do Sul passa a contar, a partir do mê que vem, com um núcleo federal de inteligência. Hoje, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, recebeu as informações em meio a uma reunião com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, em Brasília.

Em um primeiro momento, as unidades da federação contempladas serão o RS, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os trabalhos terão início em fevereiro e terão foco na redução dos índices de homicídio nas capitais: Porto Alegre, Aracaju e Natal, respectivamente.

Por questão de estratégia operacional, a maioria das atividades a ser elaborada e executada pelo grupo vai ter caráter restrito. Schirmer destacou, entretanto, a relevância da atuação integrada entre as forças estaduais e a nacional. “O crime organizado possui esse nome devido a toda estrutura que mobiliza em torno de sua atividade ilegal. Dentro deste contexto, é vital que atuemos em conjunto. Somando-se isso ao aporte de recursos que a União projeta a partir do plano nacional, promoveremos um novo momento no combate à criminalidade”.

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

Nesta terça-feira, o governo federal também autorizou atuação das Forças Armadas em presídios para fazer inspeção de materiais considerados proibidos e reforçar a segurança nas unidades. O anúncio foi feito depois de reunião entre o presidente Michel Temer e autoridades de todos os órgãos de segurança e instituições militares do governo federal para discutir estratégias de segurança pública.

Segundo o governo, é preciso que os governadores concordem com o trabalho dos militares enviados pelo Ministério da Defesa, mas a segurança interna continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais em cada estado.

As reuniões prosseguem durante o dia, com foco na instalação de núcleos de inteligência nas três cidades-piloto. Nesta quarta, o governador José Ivo Sartori participa de um encontro no Palácio do Planalto que vai reunir governadores e o ministro da Justiça e Cidadania. A presença do presidente da República, Michel Temer, ainda não é confirmada.