Sartori vai a Brasília discutir ações do RS para renegociação da dívida

Sartori e Padilha se reuniram nesta sexta-feira (20) em Porto Alegre
Foto: Mateus Ferraz /Rádio Gaúcha

Reunião foi marcada para terça-feira (24) e terá presença do ministro da Fazenda

O governador José Ivo Sartori vai se reunir na próxima terça-feira (24), às 15h30, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O encontro será em Brasília e vai começar a definir os termos para uma nova negociação da dívida do Estado com a União. A discussão será centrada nas contrapartidas do Estado para que o pagamento das parcelas mensais seja suspenso por três anos. A confirmação da agenda foi dada na manhã desta sexta-feira (20) pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

“Após a conclusão da negociação com o Rio de Janeiro, o Estado terá a ocupação completa dos técnicos do Ministério da Fazenda”, destacou Padilha.

O ministro afirmou que ainda não é possível saber quais medidas serão solicitadas ao Estado, mas elogiou a postura de Sartori frente a temas como o congelamento dos salários dos servidores e a Lei de Responsabilidade Fiscal gaúcha. Padilha também citou o caso fluminense, em que o governo do Rio de Janeiro precisou disponibilizar ativos para garantir eventuais financiamentos.

O mês de janeiro marca a retomada do pagamento da dívida do Estado com a União. A primeira parcela é de cerca de R$ 15 milhões, valor que representa 5% do que seria quitado em um mês normal. A situação é fruto da última negociação. A expectativa é que a volta da suspensão dos repasses mensais seja definida em breve.

Reunião

Além de Sartori e Meirelles, a reunião da próxima semana terá a presença de Eliseu Padilha e do secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes. O governador gaúcho solicitou uma agenda reservada com o presidente Michel Temer, mas ainda não obteve resposta.

GAÚCHA