ZERO HORA: ESTIMATIVA É DE QUE 3 MIL PMs SE APOSENTEM EM 2017

BM tem novo comandante

CORONEL ANDREIS DALLAGO, 54 ANOS, assume corporação a partir da próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, a chefia da Brigada Militar muda de mãos. Em cerimônia realizada ontem no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori anunciou o coronel Andreis Silvio Dal’Lago, 54 anos, como o novo comandante-geral da corporação. O atual, coronel Alfeu Freitas, entrará para a reserva compulsoriamente e deixa a BM depois de 35 anos de serviço.

Até então, Andreis era subcomandante da corporação e coordenador da Operação Avante, iniciada no ano passado. O atual chefe de Policiamento da Capital, Mário Ikeda, assumirá o cargo de subcomandante-geral.

Questionado sobre a forma de atuação da Brigada sob seu comando, o coronel Dal’Lago elogiou o trabalho executado e disse que terá continuidade.

– Vamos focar, sobretudo, na gestão por resultado, o que já estamos fazendo. E quando falo em gestão por resultado, falo em atividades que agregam valor, e cito exemplo que, esse ano (2016), fechamos com a produtividade dos policiais militares em dois itens: a apreensão de armas, foram mais de 10 mil, e mais de 100 mil prisões – ressaltou.

O oficial ainda afirmou que seguirá trabalhando na integração de forças policiais para melhorar a segurança no Estado.

– Todas as forças que se somarem para o combate à criminalidade, em especial à criminalidade violenta, são muito bem-vindas. E a corporação recebeu muito bem a Força Nacional, como recebe o Exército, a Guarda Municipal, enfim, todas as forças que se somarem, nós somos parceiros – disse.

Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse aos oficiais da Brigada presentes que haverá maior foco do governo na área:

– Esse será o ano da mudança na segurança do Rio Grande do Sul.

ESTIMATIVA É DE QUE 3 MIL PMs SE APOSENTEM EM 2017

Somente em 2017, há estimativa de que 3 mil brigadianos entrem para a reserva, criando déficit ainda maior de policiais nas ruas. Schirmer criticou a lei que obriga a aposentadoria dos PMs e afirmou que, por falta de dinheiro, não há condições de repor todo o efetivo que está de saída. Sem dar detalhes, o secretário ressaltou que a ideia para combater a violência é usar a tecnologia a favor do Estado.

Na mesma cerimônia, o coronel Alfeu Freitas recebeu das mãos do governador a medalha Negrinho do Pastoreio (leia mais na página 8), honraria máxima dada pelo Estado a pessoas que prestaram relevantes serviços à população.

DÉBORA CADEMARTORI LUCAS ABATI

O NOVO CHEFE
-Andreis Silvio Dal’Lago, 54 anos
-Natural de Caxias do Sul
-Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos e mestre em Serviço Social, ambos pela PUC.
-Entrou na Brigada Militar em 1984. Em junho de 2015, foi promovido a coronel.
-Já foi chefe do Estado-Maior da Brigada Militar e subcomandante-geral da corporação.