Deputado questiona fragilidade no policiamento em cidades do interior

414
A crise da segurança pública sentida nos municípios do interior do Rio Grande do Sul foi destacada pelo deputado Altemir Tortelli (PT), na Assembleia Legislativa  dia 6 fevereiro. O parlamentar participou da audiência da Comissão Especial da Segurança Pública que contou com a presença do secretário estadual da área, Cezar Schirmer, representantes do comando da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, IGP e Poder Judiciário.
Tortelli questionou a falta de efetivo para dar cobertura às regiões mais distantes da capital. O caso recente de assaltos simultâneos a três agências bancárias que aterrorizou, em 1º de fevereiro, Maximiliano de Almeida, na região Nordeste do Estado, foi citado por Tortelli. Conforme o parlamentar, apenas uma agente da Brigada Militar estava responsável pela cobertura do município que faz fronteira com Santa Catarina, deixando a população vulnerável para a ação dos bandidos. “Este caso é um exemplo do que está acontecendo em diferentes regiões do interior, onde o policiamento é escasso e não dá conta de combater a criminalidade, por falta de efetivo da Brigada Militar”, manifestou Tortelli.
 Mais integração entre as forças policiais, bem como o estabelecimento de diálogo e busca de entendimento entre a SSP e as entidades sindicais, que representam os trabalhadores da área, foram medidas necessárias ressaltadas pelo parlamentar.
Paulo Rogéio N. da Silva
Jornalista ABAMF