Soldado da BM vence Prêmio Nacional de Fotografia

O Soldado Jackson Cardoso, que atua junto ao Comando de Policiamento Ostensivo da Serra – CRPO/Serra classificou-se em 1º Lugar no Concurso Nacional de Fotografia comemorativo aos 10 anos da Lei Maria da Penha.

O registro feito pelo PM retrata a atuação da patrulha do 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul, no atendimento de uma ocorrência de violência doméstica, e foi inscrita na competição fotográfica promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.
Entre centenas de fotos, a imagem foi uma das selecionadas pela comissão julgadora para estar entre as finalistas, onde o voto popular (curtidas no Facebook) definiu os 10 vencedores. O registro feito pelo PM acabou sendo o mais votado com 5,3 mil curtidas e 647 compartilhamentos. Os três primeiros mais votados, vão participar da cerimonia de premiação que ocorrerá no mês de março no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
O soldado e fotografo Robson Alves, que atua junto a Comunicação Social da BM, também participou do concurso e obteve o 4º lugar na classificação geral. A imagem em homenagem ao Dia da Mulher, representa a diversidade e a força das brigadianas nas diversas modalidades de atuação junto à instituição.

Na semifinal foram selecionadas 33 fotografias que representavam o empoderamento feminino e a superação da violência. Retratando os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias.
As imagens vencedoras serão publicadas em livros de ensino, em duas línguas, com a finalidade de conscientização e da existência de uma lei, onde os exemplares serão distribuídos para 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil, além de órgãos internacionais.
Comunicação Social da BM/EMBM
Texto/Edição: Sd Paola – PM5
Fotos: Sd Jackson Cardoso e Robson Alves/BM