BM irá utilizar a nota do ENEM para ingresso no concurso de soldado

Iniciativa pretende agilizar o processo de recrutamento e seleção
Iniciativa pretende agilizar o processo de recrutamento e seleção
O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal’lago, tornou público, no dia 31 de janeiro de 2017, a nova forma de ingresso dos soldados na Brigada Militar. O concurso público para ingresso na BM, na graduação de soldado, nos termos da Lei nº. 12.307, utilizará como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, conforme parâmetros a serem estabelecidos em edital próprio a ser divulgado posteriormente pela Corporação.
O comandante-geral, coronel Andreis destacou a importância da iniciativa que transforma o curso de Formação de Soldados em um curso superior, qualificando os profissionais do policiamento ostensivo. Comentou sobre a utilização das notas do Enem no exame intelectual do concurso, afirmando que o objetivo foi atender o princípio de economicidade e celeridade no processo de recrutamento e seleção.
O Departamento de Ensino (DE), o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Departamento Administrativo (DA) da Brigada Militar, conjuntamente irão elaborar os termos dos próximos editais.
Fica resguardada a prioridade ao direito de ingresso aos aprovados no último concurso público para ingresso na Brigada Militar na graduação de soldado, realizado no ano de 2014, que teve seu resultado final homologado nos termos do Edital DA/DRESA nº SD-P 59/2014, publicado no Diário Oficial do Estado nº 246/2014, de 19 de dezembro de 2014, enquanto estiver vigente, nos termos da Portaria SSP nº 249/2016, publicada no DOE nº 207, de 31 de outubro 2016, que prorrogou sua validade por mais dois anos.
POR ASSCOM/BM
SSPRS