Entidades brigadianas decidem realizar plenárias para apresentar plano de carreira

Representantes dos brigadianos estiveram reunidos para definir ações.

Uma reunião realizada na noite de 15 de março, na sede da ASSTBM, marcou o encontro de representantes da categoria brigadiana de todas as partes do RS. ABAMF, ASSTBM, AOFSBM, FERPMBM, APBMI, AOFERGS, APMT, ASPOM, e representantes brigadianos de Santa Maria, Torres, Santo Ângelo, Ijuì, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, aprovados do CTSP e CBA, debateram como encaminhar um novo plano de carreira ao governo estadual. A palavra de ordem é consenso. Ficou definido que haverá plenárias em diversas cidades para que a proposta seja respaldada por toda categoria. Os encontros devem ter início, ainda,  em março. Outro assunto que estará nas manifestações dos militares estaduais é a contrariedade a reforma da previdência, que pode até cancelar os reajustes já aprovados até 2018. Representaram a ABAMF, o diretor Jairo Rosa e o presidente da Regional Santa Cruz do Sul, João Kroth. Os brigadianos deputado estadual, Bombeiro Bianchini, e o vereador Pardal, do município de Torres, estiveram na reunião.

Deputado Bombeiro Bianchini participou a reunião da categoria

Para o presidente da ASSTBM, Aparício Santalleno, ” a apresentação de uma proposta de plano de carreira deve ter total respaldo da categoria, sob pena do governo desconsiderar a reivindicação pela pouca participação dos brigadianos”. O momento, conforme Santellano, exige participação forte da categoria em manifestações e reuniões para mostrar que todos os servidores de nível médio da BM querem mais valorização na carreira.

Pardal alertou que a luta contra a reforma da previdência é fundamental para os militares

Jairo Rosa também ressaltou a importância da participação e respaldo dos brigadianos. As palavras do diretor da ABAMF foram fortalecidas pelo discurso do presidente da Regional Santa Cruz do Sul: “Eu não posso decidir nada sem que o assunto seja apresentado e debatido na minha Regional. Eu não decido sozinho”, afirmou Kroth.

Tenente Monteiro, representando as entidades independentes de Santo Ângelo, reclamou, que em 2013, o governo encaminhou um plano de carreira parcialmente aceito pelos brigadianos, mas não deu prosseguimento a proposta. Por isso, é necessário construir um plano que seja aceito pela categoria e encaminhado pelo governo. “Já perdemos muito tempo, se aquele plano(2013) estivesse aprovado, já teríamos algum avanço”, disse.

O presidente da AOFSBM, Elias Pôncio, afirmou: “A carreira precisa de incentivo do governo, pois hoje é muito difícil ser policial militar. Neste país o número de PMs mortos é muito grande. Queremos uma carreira em que o soldado possa alcançar o posto de capitão. Para isso precisamos que divulguem e participem das plenárias”.

Os momentos seguintes foram de alerta contra a reforma da previdência. Para o vereador Pardal, é urgente que os brigadianos mostrem a contrariedade com a reforma que o Governo Federal quer impor. “Os militares tem obrigações diferentes, então precisam ter direitos diferentes”. As palavras de Pardal foram um alerta para as mudanças, que devem incluir os militares estaduais, retirando direitos, aumentando descontos e impedindo reajustes, conforme as exigências do Governo Federal como contrapartida para assinatura do acordo da dívida do estado. Um tratado que já se mostra prejudicial ao RS, aos servidores e aos gaúchos e aumenta a dívida ao longo dos anos.

Ricardo Agra falou aos brigadianos sobre o perigo da aprovação dos projetos do Governo Federal- Renegociação da dívida dos Estados – no Congresso Nacional. “No RJ já tentaram aprovar uma taxa extra na previdência. “Pagamos 14% e corremos o risco de ter um percentual temporário aumentando o índice de desconto da previdência. Os reajustes até 2018 são cancelados, pois fica proibido conceder reajustes ao funcionalismo, além disso a proposta coloca os militares e os servidores civis sob um único regime, suprimindo direitos dos policiais e bombeiros militares”.

Para Ricardo Agra, aprovação da reforma da previdência significa arrocho nos salários

A hora é agora. Compareça as plenárias e envie emails para os deputados mostrando contrariedade a aprovação da reforma da previdência.

O calendário das Plenárias será divulgado em poucos dias. FIQUE ATENTO.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF