CORREIO DO POVO: Governo Sartori prepara nova fase com discurso do RS que dá certo

Declarações de integrantes da administração e de partidos da base aliada também serão realinhadas

O governo José Ivo Sartori está preparando guinada para marcar uma nova etapa da administração. O discurso da crise financeira e a necessidade de colocar as contas em dia, que sustentaram iniciativas polêmicas e que foram as principais bandeiras da administração desde a chegada do peemedebista ao Piratini, não serão abandonadas, mas darão espaço para um Rio Grande do Sul que dá certo.

Uma das ações para marcar o “novo momento”, é vídeo institucional que já está sendo veiculado. Na gravação, um ator destaca pontos positivos do Estado, “independentemente de todas as crises”, como a produção de alimentos para o mundo e os recordes de safras anuais.

“Vejo atitude e grandes reformas acontecendo, algumas difíceis de encarar, mas todas para que nosso futuro se chame esperança. Na real, nós todos queremos a mesma coisa. Educação, saúde, segurança e desenvolvimento. Por que o nome do futuro é a gente que dá. Qual o nome do seu futuro? O meu é Rio Grande do Sul”, diz o interlocutor para a câmera.

O discurso de integrantes do governo e de partidos da base aliada também será realinhado. Segundo o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, o tema da crise não ficará em segundo plano, mas será destacado também que há um Rio Grande do Sul que dá certo, visando a um clima de otimismo e de esperança.

Plebiscito

O discurso de articuladores do governo é o de que a situação de deputados que votarem a favor da PEC que acaba com a necessidade de plebiscito para privatização da CEEE, CRM e Sulgás, é mais confortável do que a dos contrários. “Os contra terão discurso por alguns meses. Os favoráveis, pelo resto da vida. Quando as empresas não valerem mais nada, nós diremos que avisamos”, disse integrante do Executivo à coluna.