CORREIO DO POVO: Após anúncio, governo garante pelo menos três PMs em 34 cidades gaúchas

497

Até o início de 2018, meta é de que todos os 497 municípios do RS tenham, no mínimo, cinco militares

Quase um mês após a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) ter anunciado que todos os 497 municípios gaúchos vão passar a contar com pelo menos três policiais militares a partir de junho, o Comando-Geral da Brigada Militar confirmou que 34 cidades já receberam reforço de efetivo. Outras 18 prefeituras devem ser contempladas nos próximos dias. Os municípios atendidos não foram revelados por questões de segurança.

Para garantir o reforço no efetivo, o Palácio Piratini autorizou o retorno de policiais militares do Corpo Voluntário de Militares Inativos (CVMI) para atuar, prioritariamente, em patrulhas escolares (com foco no tráfico de drogas) e em atividades de videomonitoramento. O Comando-Geral ainda pediu ao governo estadual a inclusão de PMs temporários, oriundos das Forças Armadas, que devem ser empregados na guarda externa de presídios, liberando os brigadianos dessa função.

Além disso, a chegada de mais cerca de mil PMs às ruas é prevista para a segunda quinzena de julho. Com isso, a meta do governo é iniciar o ano de 2018 com todos os municípios equipados de um efetivo mínimo de cinco PMs.

Em 2016, a Brigada Militar trabalhou com o menor contingente dos últimos dez anos no Rio Grande do Sul. O quadro era composto de 21.269 PMs, segundo dados obtidos pela Rádio Guaíba via Lei de Acesso à Informação (LAI).