Brigada Militar testa sistema de GPS em viaturas em Santa Maria

712

Sistema de georreferenciamento está sendo testado há um mês

Diário de Santa Maria

Ainda em fase de testes, o sistema de georreferenciamento de viaturas da Brigada Militar já deu resultado. Há cerca de um mês, equipamentos de GPS (Global Positioning System, que, em português, significa Sistema de Posicionamento Global) foram instalados em 17 carros e motos do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). A tecnologia possibilita a localização das viaturas por satélite.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

O posicionamento dos veículos pode ser acompanhado em uma tela na Sala de Operações na sede do regimento, na Rua Pinto Bandeira. Com isso, no momento em que os policiais recebem um chamado pelo 190, os operadores podem identificar na tela qual a viatura está mais perto do local indicado e acioná-la para atender à ocorrência. Isso faz com que o tempo de resposta ao cidadão seja menor do que se o operador tivesse que contatar as viaturas via rádio, perguntando a sua localização, para, então, acionar a que estiver mais próxima do fato, como ocorria até o mês passado. O método também é usado para localizar e acionar guarnições em apoio, se necessário. O contato com o policial que está na viatura continua sendo feito por meio de radiocomunicador.

Foi usando essa tecnologia que viaturas da Patrulha Tático Móvel (Patamo) e do Pelotão de Operações Especiais (POE) da BM foram acionadas para atender ao roubo na residência de um empresário no Bairro Patronato, no dia 11 deste mês.

– Pelo georreferenciamento, a Sala de Operações verificou qual a guarnição estava mais próxima do local, que foi a Patamo do 2º Esquadrão, do Tancredo Neves, que estava na Avenida Walter Jobim. E acionaram a nossa, do 1º Esquadrão, que estava na Avenida Presidente Vargas, perto do Hospital de Caridade. Foi muito rápido – disse o soldado Claudinei Caetano Porto, 32 anos, que atendeu à ocorrência naquela noite.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

A ação da Brigada Militar resultou na prisão de dois assaltantes e na morte de um terceiro envolvido no crime, que foi morto no confronto com os policiais, que evitaram que grande quantidade de dinheiro e joias fossem roubadas. Pelo desempenho em benefício da comunidade, 16 PMs das Patamos, do POE e da Sala de Operações envolvidos no atendimento da ocorrência receberam, na última segunda-feira, uma comenda de honra ao mérito do prefeito Jorge Pozzobom.

Por enquanto, os chamados ao 190 ainda são anotados em papéis e entregues dessa forma aos operadores. Isso deve mudar, segundo o comando do 1º RPMon, com a reforma da Sala de Operações, que prevê mais investimento em tecnologia.

O custo de implantação e manutenção do sistema de GPS nos veículos do 1º RPMon gira em torno de R$ 800 por viatura, anualmente, e foi conseguido junto à Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria.

– Antes, a sala (de Operações) só ouvia, agora eles estão enxergando. O sistema nos dá a localização da viatura e o diário de bordo dela, o trajeto percorrido, velocidade, em que horário parou e onde – informou o tenente-coronel Erivelto Hernandes, comandante do 1º RPMon.