Diário de Santa Maria: Região Central não receberá novos PMs que se formam nesta semana

595

Cerca de mil soldados formandos devem ficar na Região Metropolitana e cidades com  menos de três policiais

Lizie Antonello Diário de Santa Maria

Nenhum município da Região Central receberá novos soldados da Brigada Militar (BM) neste momento. A informação é do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central. Por outro lado, até o final deste mês, os 75 policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE) da BM que estão atuando em Porto Alegre voltarão a sua sede em Santa Maria.

O retorno ocorrerá porque parte dos cerca de mil novos soldados da BM que se formam nos próximos dias devem ser alocados na Região Metropolitana, liberando, com isso, os policiais do BOE das atuais atividades. Outra parte dos novos soldados será destinada a municípios que ainda têm menos de três PMs no efetivo. Segundo o tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, à frente do CRPO Central, por isso, nenhuma cidade da região receberá novos soldados neste momento.

A expectativa é que isso ocorra em uma segunda etapa de formação de soldados, quando serão atendidos municípios com menos de cinco PMs. É o caso de Toropi, Dilermando de Aguiar e Quevedos.

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria tem 35 alunos soldados em formação. Eles entraram na última chamada dos aprovados em concurso, em 21 de junho, e só deverão ir para o treinamento nas ruas a partir de outubro. A formatura está prevista para fevereiro de 2018.

Antes disso, neste ano, haverá duas formaturas na EsFAS, mas, de sargentos – uma turma em agosto e outra em novembro.