GAÚCHA: Cerca de 70% dos mais de mil policiais recém formados atuarão na Região Metropolitana

527

Em mais de cinco anos, é a primeira vez que a BM trabalha com um aumento real de efetivo no RS

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, nesta sexta-feira (21), o comandante da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Dal’Lago, disse que cerca de 70% dos 1.018 policiais que se formaram nesta semana irão atuar na Região Metropolitana de Porto Alegre. A maioria ficará na Capital. Na manhã de hoje, 434 policiais se formaram no ginásio Gigantinho.

Na quinta-feira (20), outros 398 também se formaram no mesmo local e na quarta-feira (19) mais 157 em Tramandaí. A partir de segunda-feira, estes brigadianos irão atuar em 21 cidades com maior índice de criminalidade do Rio Grande do Sul, ficando no eixo entre a Serra, Vale do Sinos, Litoral Norte e Região Metropolitana.

Todos os agentes irão atuar no policiamento ostensivo. Eles ficarão 60 dias em ações conjuntas e em operações. Após esse período, passarão a atuar de forma isolada ou em dupla.

— O objetivo é fazer com que eles fiquem nestas 21 cidades, mas eventualmente algum pode ir para um município que tenha determinada carência de efetivo — ressaltou Dal’Lago.

Ele lembra que uma das metas do seu comando é fazer manter cinco brigadianos em todas a cidades que tenham mais de 4 mil habitantes. Ou seja, são 107 municípios gaúchos. Em médio prazo, a BM pretende chegar a um número aproximado de 37 mil policiais. Um novo concurso a partir de 2018 já prevê 4,1 mil vagas.

Efetivo

Dal’Lago entende que, pela primeira vez em cinco anos, a corporação terá um aumento real do efetivo. Segundo ele, este ano já tem cerca de mil PMs indo para a reserva e agora, com os 1.018 recém formados e com a previsão de mais 500 para fevereiro do próximo ano, o comandante prevê que o saldo será positivo. Ao contrário dos últimos anos, quando teve mais policiais indo para a reserva do que ingressando na corporação. Só no ano passado, por exemplo, 1.987 PMs se desligaram da BM e, em 2015, outros 1.888. Dal’Lago disse ainda que estão sendo criados mecanismos jurídicos e incentivos para aumentar a permanência dos servidores na ativa.

GAÚCHA