JORNAL NH: Homenagens marcam solenidade dos 124 anos do 3º Batalhão de Polícia Militar

O dia foi de comemoração e de homenagens

Ato lembrou também as dificuldades da BM, por causa da falta de efetivo e de recursos

Homenagens a personalidades civis e militares – incluindo o soldado do Pelotão de Operações Especiais (POE) Bruno Scholl Engroff morto em maio deste ano – marcaram a solenidade dos 124 anos do 3º Batalhão da Polícia Militar de Novo Hamburgo (3º BPM), realizada na manhã desta quinta-feira (20).

No dia do aniversário do batalhão, autoridades civis e militares discursaram sobre a importância do trabalho da Polícia, a defasagem do efetivo, a falta de viaturas e de recursos tecnológicos. “Não é um trabalho fácil, ainda mais com poucos recursos”, destacou a prefeita Fatima Daudt.

O comandante do 3º BPM e do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Rio dos Sinos, tenente-coronel Márcio Uberti Moreira salientou que a data não poderia ser mais significativa. “Em 20 de julho fizemos 124 anos e também é o Dia do Amigo. Não conheço profissional que possa se identificar mais com o significado da palavra amigo que o policial”, frisou.

Juarez Machado/GES
3º Batalhão de Polícia Militar comemora 124 anos nesta quinta-feira (20)

Uberti elogiou os homens que deixam seus lares, na incerteza do retorno, enfrentam as incerteza ao final do mês e combatem o crime sem ferramentas tecnológicas ideais e muitas vezes em desvantagens. “Todos os dias, 24 horas, e 365 dias (ao ano) estão aqui. Esses homens são a última barreira do bem contra o mal. Eles merecem gratidão e sem eles não haveria o 3º BPM”, destacou, ressaltando que a categoria nem sempre é valorizada, a não ser quando o delito bate na porta.

“Rogo para que a comunidade perceba que a Brigada Militar e o 3º BPM fazem sua parte e até extrapolam sua missão constitucional, sendo uma base de sustentação social em apoio a outras instituições e entidades, para que tenhamos cada dia uma cidade mais segura e agradável.

A falta de efetivo foi reforçada também pelo comandante do 3º BM e do CRPO, coronel Álvaro Medeiros, que diz que eles continuarão fazendo sua missão, mas destacou a redução no número de efetivo, 50% do necessário. Segundo ele, no Estado seriam necessários 37 mil solados e hoje são cerca de 18 mil. “O recurso humano está na metade, não vamos desistir”, frisou, completando que ninguém faz nada sem a Brigada Militar.

Juarez Machado/GES
Uma solenidade reuniu autoridades civis e militares

Soldado morto com facada é homenageado

Como ato de reconhecimento póstumo pelos serviços prestados a unidade. foi entregue comenda e diploma aos tios do soldado Bruno Scholl Engroff, que morreu em maio deste ano. O comandante Márcio Uberti Moreira entregou a comenda aos tios, que moram em Novo Hamburgo, a auditora Clair Terezinha Adams, 53 anos, e o contador Davi Adams, 55, que também receberam uma caixa com a farda do sobrinho.

O soldado foi morto com uma facada no coração em Campina das Missões, quando teria ido visitar os pais dele. “Ele viu um tumulto em frente a um bar e constatou que eram arruaceiros. Ele foi orientar para eles sair e, naquele momento, uma mulher desferiu um golpe de faca no coração. Ele andou alguns passos e morreu “, lembra o sargento Marcos Vinicius. Segundo o sargento, o soldado formou-se em 2012 e ingressou no POE em 2013. “É gratificante para a família ter esse reconhecimento”, comentou a tia de Engroff.