ONU NUNCA RECOMENDOU O FIM DA POLÍCIA MILITAR BRASILEIRA

635
Por Blitz Digital
Há uma informação frequentemente divulgada nas redes sociais de que a ONU teria recomendado o “fim da Polícia Militar”. A notícia não é verdadeira.
Nem a ONU nem o Conselho de Direitos Humanos da ONU, tampouco os países que participaram da Revisão Periódica Universal (RPU) sobre o Brasil – em maio de 2012 – sugerem o “fim da Polícia Militar” no Brasil. A informação veiculada à época interpretou de forma equivocada o trecho em questão.

O trecho do documento em questão diz: “Trabalhar no sentido de abolir o sistema separado da polícia militar ao implementar medidas mais eficazes para vincular o financiamento estatal ao cumprimento das medidas destinadas a reduzir a incidência de execuções extrajudiciais pela polícia (Dinamarca);”
A recomendação foi feita especificamente pela Dinamarca, como pode ser lido na página 18 do seguinte documento: http://www.un.org/Docs/journal/asp/ws.asp?m=A/HRC/21/11.
Informações completas sobre o ciclo no qual o Brasil participou estão emhttp://www.ohchr.org/EN/HRBodies/UPR/Pages/BRSession13.aspx.
Fonte: ONU.