Agentes penitenciários descobrem túnel no Presídio Regional de Passo Fundo

Escavação foi localizada dentro de uma das celas da casa prisional, no início da noite desta sexta-feira

Por: Zero Hora

Agentes penitenciários encontraram um túnel dentro do Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, no início da noite desta sexta-feira (4). Conforme a assessoria de comunicação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o buraco foi encontrado dentro de uma das celas da casa prisional.

Ainda não foi informado qual a profundidade da escavação. A cela foi evacuada pelos agentes e o local foi isolado. De acordo com a Susepe, não foram registradas fugas na penitenciaria.

Túnel em presídio de Passo Fundo poderia libertar 200 detentos

Buraco foi descoberto por agentes penitenciários na noite de sexta-feira em uma cela da galeria B

Por: Adriana Irion

Túnel em presídio de Passo Fundo poderia libertar 200 detentos Divulgação/Divulgação

Detento que tem atividade laboral no presídio ajuda a retirar sacos com terraFoto: Divulgação / Divulgação

O túnel encontrado no começo da noite de sexta-feira (4) no Presídio Regional de Passo Fundo poderia ser usado para a fuga de cerca de 200 detentos que ocupam a galeria B da casa prisional.

Depois de isolar a cela, agentes penitenciários retiraram do buraco mais de 100 pacotes com terra. O trabalho para retirada do material só será retomado na segunda-feira (7), já que sábado e domingo são dias de visitas aos presos. A extensão e a profundidade do túnel ainda não foram confirmadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

O presídio está com uma população de 692 pessoas, sendo que a capacidade é para 307, segundo a Susepe. O túnel foi achado às 18h50min de sexta-feira. Ao desconfiar de presos com as mãos sujas, os agentes deram início a uma vistoria de rotina. Na cela havia 11 presos, entre eles, um com pena total em torno de 100 anos de prisão.

O piso sob uma cama apresentava diferença em relação ao restante. Depois de fazer uma raspagem, os agentes encontraram um buraco com pequena abertura. Os agentes calculam que tinha em torno de 30 cm x 20 cm. O local foi isolado. A perícia foi chamada.

Agentes encontraram mais de cem pacotes com terra dentro do túnelFoto: Divulgação / Divulgação

Ao aumentar a abertura do buraco, os agentes se surpreenderam com a quantidade de terra escondida. O material estava acondicionado em peças de roupas, principalmente, em camisetas, que foram usadas como espécie de sacos.

Servidores acreditam que todos os 200 presos que ocupam a galeria B poderiam se beneficiar da fuga. Bastaria romper as paredes entre as celas. Não foi registrada nenhuma fuga. A guarda externa da prisão é feita pela Brigada Militar. A Susepe ainda não se manifestou sobre o caso.

Pelo menos outros três túneis já foram encontrados na mesma cadeia, em 2013, 2014 e 2016. No primeiro caso, foi o entupimento da rede de esgoto — causado por excesso de terra — que indicou haver algo errado.

O túnel tinha 10 metros de extensão. Em 2014, a escavação, de cinco metros, conduzia para dois caminhos: um em direção ao pátio de visitas e outro, ao pátio interno, perto da guarda. Ano passado, o plano foi flagrado por causa da cor da água. Um buraco de um metro de profundidade foi achado.

*Zero Hora